Transposição didática por meio do gênero textual infográfico

Freitas, Luciana Soares ; Gonçalves, Miriam Pimentel (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo compreender como o gênero infográfico pode contribuir com o trabalho dos processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Os objetivos específicos são a investigação na literatura existente e as potencialidades do infográfico como gênero textual, com vista a fornecer subsídios para fomentar o estudo da língua; além de proporcionar uma forma de trabalhar o gênero infográfico, por meio de uma sequência didática, com os professores do ensino fundamental. Insere-se no âmbito das pesquisas de cunho qualitativo pelo procedimento de pesquisa bibliográfica. Teoricamente, baseamo-nos em Coello (1998), Calegari (2013), Peltzer (1992), Almeida, (2008), Bohnsack (2007) e Panofsky (1975) para compreendermos o gênero infográfico; a respeito de sua aplicabilidade para o ensino de língua, recorremos a Clark & Mayer, (2014) Sweller (2009) e Almeida (2008). Propomos uma sequência didática tendo como material principal o infográfico com a intenção de compreender a sua inserção nas aulas de língua portuguesa e na prática educativa. Devido a crise sanitária vivida nos últimos anos, não foi possível a aplicação em uma turma presencialmente. Entretanto, pelas análises realizadas, compreendemos que a sequência de ações aqui proposta viabilizará um o processo de elaboração e os elementos que constituem esse gênero textual, suas representações e possibilidades interdisciplinares.