UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESPÍRITO SANTO
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Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com enfoque no estudo de caso e teve como objetivo analisar os significados produzidos por estudantes de uma disciplina eletiva do Ensino Médio durante o planejamento e a execução de práticas, no viés da Educação Financeira Escolar. A concepção de Educação Financeira Escolar assumida partiu da proposta apresentada por Amarildo Melchiades da Silva e Arthur Belford Powell, sendo que para o desenvolvimento das práticas, foi utilizado também, o material da Estratégia Nacional de Educação Financeira como apoio, além do Modelo dos Campos Semânticos, que foi o aporte teórico balizador de toda a pesquisa. O cenário foi uma escola da rede pública de ensino do Espírito Santo e os atores foram os estudantes do Ensino Médio matriculados na disciplina eletiva ofertada. Os resíduos de enunciação foram discutidos e analisados com a participação dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática como parceiros no processo. Como produto educacional foram produzidos dois Cadernos de Práticas Educativas em Educação Financeira Escolar – versão para o professor e versão para o estudante – contendo as práticas apresentadas, discutidas e analisadas nesta dissertação, além de outras sugestões para a sala de aula envolvendo variados assuntos. Destaca-se a importância da escola e/ou educador fomentar discussões a respeito de temas da Educação Financeira Escolar tanto no aspecto pessoal, como familiar e socioambiental sem deixar que esse discurso se torne objeto de consumo de instituições financeiras. Além disso, sugere-se que tal assunto não seja tratado como um conteúdo específico, de forma isolada, mas que esteja presente no dia a dia da sala de aula, dentro das discussões das diversas disciplinas que compõem o currículo, como um tema transversal.
This research is qualitative in nature, focusing on the case study and aimed to analyze the meanings produced by students of an elective high school subject during the planning and execution of practices, in the perspective of School Financial Education. The concept of School Financial Education assumed was based on the proposal presented by Amarildo Melchiades da Silva and Arthur Belford Powell, and for the development of practices, material from the National Strategy for Financial Education was also used as support, in addition to the Semantic Fields Model, which was the theoretical basis for the entire research. The setting was a public school in Espírito Santo and the actors were high school students enrolled in the elective course offered. The enunciation residues were discussed and analyzed with the participation of members of the Study and Research Group on Semantic Fields Model and Mathematics Education as partners in the process. As an Educational Product, two notebooks of educational practices in School Financial Education were produced – a version for the teacher and a version for the student – containing the practices presented, discussed and analyzed in this dissertation, in addition to other suggestions for the classroom involving various subjects. The importance of the school and/or educator is highlighted to promote discussions about themes of School Financial Education, both in the personal, family and socio-environmental aspects, without allowing this discourse to become an object of consumption by financial institutions. Furthermore, it is suggested that such subject is not treated as a specific content, in isolation, but that it is present in the daily life of the classroom, within the discussions of the various subjects that make up the curriculum, as a cross-cutting theme.
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