Jubiabá, de Jorge Amado, como romance de formação : uma proposta de educação literária para a autonomia do aluno
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O romance de formação, surgido na Europa do século XVIII – no Século das Luzes -, teve seu apogeu neste e no século XIX, confundindo seu momento de maturidade com o bom tempo da vida do romance moderno, antes que o gênero começasse a ser desconstruído. A partir desse conceito, este trabalho propõe analisar o romance de Jubiabá, de Jorge Amado, a fim de entender o conceito de romance de formação nessa obra e, por meio da noção de educação literária, abordar as possibilidades do processo educativo como elemento emancipatório do indivíduo.A metodologia de pesquisa utilizada foi o levantamento bibliográfico, por meio de buscas em sites acadêmicos e livros voltados ao assunto. Observou-se a obra em questão e foi possível concluir que o tema é relevante para a prática de ensino na educação básica, em especial na conscientização da necessidade de emancipação dos estudantes em busca de autonomia para tornar-se um adulto completo, responsável e consciente.
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