A formação do leitor crítico como mecanismo de problematização da violência contra a mulher
dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é propor atividades de práticas de leitura e escrita que possibilitem a formação de leitores críticos por meio de textos que abordem o tema ―violência contra a mulher‖, seja pelo fato de denunciarem ou incitarem essa violência. Nosso tema se justifica a partir de duas demandas sociais: a formação de leitores críticos capazes de questionar as mazelas a sua volta e a necessidade de se desenvolver uma consciência crítica acerca do grave problema da violência de gênero, ao invés de tratá-lo como um evento corriqueiro. Violência de gênero é um tipo de violência física ou psicológica praticada contra um indivíduo ou um grupo com base em seu sexo ou gênero, estando as mulheres inseridas diretamente nessa problemática; assim, delimitamos o termo ―violência de gênero‖ para designar somente a violência contra a mulher. Este trabalho parte das ideias de Paulo Freire (1990), o qual ressalta a leitura como um ato político, assim como a educação, não devendo, portanto, ser praticada de forma mecânica. Nesta perspectiva, dialogamos com Silva (1999), que critica as formas redutoras (simplistas) de leitura; com Britto (2016), que afirma que a leitura como prática social não deve ser empregada como um simples ato de decifração; e com Geraldi (2012), que critica o ensino da língua portuguesa de uma maneira meramente gramaticalizada. Para referenciar a violência contra a mulher, utilizamos dados de instituições que atuam em defesa dos direitos das mulheres, tais quais: Agência Patrícia Galvão (2019), Instituto Maria da Penha (2019), Núcleo de enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa do Direito das Mulheres (Nevid) (2019) e Laboratório de Pesquisas sobre a Violência contra a Mullher (Lapvim) (2019). No que diz respeito à inferiorização da mulher em relação ao homem, algo que contribui para a violência de gênero, consultamos as ideias de Simone de Beauvoir (2019). Esta pesquisa resultou em um produto educacional, sendo ele um caderno de atividades de práticas de leitura e escrita, baseado na metodologia sugerida por Geraldi (2012) que ressalta a importância de integrarmos à prática do ensino da língua portuguesa a leitura, a produção textual e a análise linguística. Cabe ressaltar que esse produto foi testado em nossa sala de aula, o que nos faz acreditar que ele possa ser utilizado em outras práticas docentes. Quanto à metodologia, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa.
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