Uma proposta do ensino de física baseada no estudo da evolução do olho humano

Machado, Cibele Kemeicik da Silva (2021)

dissertacao_mestrado

RESUMO: No currículo baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), implantado no ano de 1988, a disciplina de ciências era dividida em temáticas relacionadas a biologia para os alunos do 6º ao 8º ano, e física e química para os alunos do 9º ano. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2018, foi implementado o ensino em espiral, dividido em 3 eixos temáticos (Matéria e Energia, Vida e Evolução e Terra e Universo), que dissolveu os conteúdos relacionados a biologia, física e química em todas as séries do ensino fundamental II. Porém, mesmo com essa divisão, os conteúdos da disciplina de Ciências continuam parcialmente fragmentados e desconectados, pois o sentido da visão está sendo trabalhado no 6º ano, enquanto as teorias da evolução e as propriedades da óptica são apresentadas apenas no 9º ano. Com o intuito de minimizar a fragmentação dos conteúdos da disciplina de Ciências, este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) intitulada ³Jogo da Evoluomo ± Fatores Físicos e Biológicos da Evolução do Olho Humano ́. A proposta dessa sequência, composta por 17 aulas, baseou-se nas metodologias ativas, mais especificamente na sala de aula invertida (SAI), no ensino sob-medida (JiTt) e na gamificação. A SAI possibilita a inserção da tecnologia no processo de aprendizagem, o JiTt permite que o professor atue diretamente nas dúvidas específicas dos alunos e a gamificação, ponto chave da SD, tem por objetivo a assimilação de todos os conteúdos de uma maneira lúdica, interativa e em contexto de competitividade, o que estimula e eleva a participação dos alunos nas aulas. Para estimar a funcionalidade da SD e avaliar se a aprendizagem dos educandos foi potencialmente significativa, como propõe David Ausubel, foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, que, após serem comparados e analisados, forneceram os resultados apresentados neste trabalho.

ABSTRACT: In the curriculum based on the National Curricular Parameters (PCN), that was implanted in 1988, the sciences teaching was been divided in thematics, the biology should be taught to 6º, 7º and 8º years, and physics and chemistry to 9º years. With the Common National Curricular Base (BNCC), in 2018, the teaching passed to have be the spiraled form, divided in three main themes (Mater and Energy, Live and Evolution, and Earth and Universe), that their have absorbed the all previous contents, teaching in the basic education. But this didn't solve the problem of contents fragmentation, since it, for exemple, the sense of sight is work on 6º year, and the evolution theory and proprieties of optics are worked in 9º year only. This work is a proposed to reduz this fragmentation, here we bring a didactic sequence (Play of evolution: Factors Physics and Biologics of evolution of human eyes) with 17 lessons, using active methodologies: inverse class-room (SAI), Just-in-time-teaching (JiTt) and gamefication. Like this, we can working with technological processes in the learning, using SAI, and approximating with the specifics doubts of students, using JiTt, and finnaly, the goal of this work, the gamefication come with the playfulness aport and interactivity in that context of competitiveness to extimulate the students and their participation. To avaluate the SD we did a pre-test and a post-test, and the results we are present here.