A referenciação na rede de noções dos enunciados : operações de língua(gem) no ensino fundamental II

Coutinho, Andreia Frederico (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho final de curso, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória, fomentado pela CAPES, versa sobre a referência na Língua Portuguesa e tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre a operação de referenciação para subsidiar a organização de atividades sob uma abordagem epilinguística, a fim de refletir sobre a interligação entre noções nos textos, porque durante as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, constatamos que há excesso de repetições de palavras e de ideias nas produções escritas dos discentes. Nossa expectativa é contribuir para o processo de elaboração e desenvolvimento da representação escrita, propiciando aos alunos a possibilidade de operar com a funcionalidade da língua(gem), de modo a evitar repetições desnecessárias. Adotaremos como principal referencial teórico nesta investigação construtos da Teoria das Operações Enunciativas ou Predicativas (TOPE), de Antoine Culioli, a partir de autores brasileiros filiados a tal teoria, como: Carlos Franchi (1991), Letícia Marcondes Rezende (2006, 2008 e 2010), Marcia Romero (2011), dentre outros. Utilizamos na metodologia, instrumentos da pesquisa qualitativa, trabalhando com grupo focal (professores do Ensino Fundamental II). As atividades produzidas e validadas na pesquisa foram transformadas em produto educativo em forma de um e book.