Leitura dialógica de textos/enunciados noticiosos materializados em meio digital : desafios no ensino fundamental II
dissertação de mestrado
RESUMO: Os estudantes do Ensino Fundamental, de forma geral, parecem não se interessar em acompanhar as notícias que circulam no meio social e, consequentemente, não se posicionam ou não se manifestam criticamente acerca de muitos assuntos. O trabalho com o gênero também se mostra superficial na escola, onde observamos o uso de textos restritos aos dos livros didáticos, nos quais se limitam a apresentar a estrutura e as características do gênero, sem aprofundar nas análises do conteúdo, na intenção da escrita, ou no uso de suportes atuais (digitais). Diante do cenário observado, propomos pesquisar junto aos alunos do Ensino Fundamental II possibilidades metodológicas de leitura dialógica de textos/enunciados noticiosos materializados em meio digital, de forma a contribuir para aprimorar a capacidade de leitura compreensiva, crítica e reflexiva. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como desenho metodológico a pesquisa-ação colaborativa interventiva. Ao longo do processo vivenciado pela professora-pesquisadora e seus estudantes (até onde isso foi possível) foram utilizados procedimentos de produção de dados, tais como: observação participante, documentos e entrevista no contexto de realização de oficinas interventivas. Teoricamente, este estudo se fundamentou em autores como Freire (1989), visando refletirmos sobre a importância do ato de ler o mundo; Bakhtin e seu Círculo (2006, 2011, 2016), na direção de entendermos a compreensão dialógica de linguagem, de gênero discursivo e de leitura, bem como autores que discutem leitura e produção de notícias. A investigação aponta a necessidade da realização de um trabalho dialógico que tome textos/enunciados noticiosos na escola. Em decorrência dessa descoberta fomos motivados a elaborar um produto educacional (caderno pedagógico digital), por meio do qual se espera que professores de Língua Portuguesa tenham mais instrumentos metodológicos para desenvolver atividades de leitura de notícias, tendo em vista a formação de leitores críticos acerca da realidade social em que estão inseridos. A proposta do caderno pedagógico, em formato de sequência didática, foi avaliada e validada por professores, que a consideraram um bom instrumento para oportunizar aos alunos uma atuação dialógica, como sujeitos produtores de projetos discursivos.
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