Ensino de arquitetura inclusiva para a educação profissional e tecnológica : uma experiência didática de inclusão social
dissertação de mestrado
RESUMO: A Arquitetura Inclusiva é uma área do conhecimento que tem como atribuição contribuir para a formação de espaços universais que respeitem a pluralidade a partir da interação entre toda a diversidade humana. No âmbito educacional, os desafios do ensino de Arquitetura Inclusiva convergem às proposições curriculares formatadas em uma concepção homogênea que busca atender aos interesses político-econômicos baseados no ideal de homem-padrão, culminando na ausência de atividades didáticas que promovam reflexões críticas sobre a temática. Nesse sentido, como forma de promover um diálogo acerca da importância do desenho inclusivo para a superação das desigualdades físicas e sociais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), foi proposto o curso de extensão ―Ensino de Arquitetura Inclusiva‖. De natureza qualitativa, a abordagem metodológica tem como pressuposto a Engenharia Didática, utilizando como instrumentos para produção de dados as observações do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Ifes e a aplicação de questionário de reação on-line. Concretizada no período de 18 de março a 21 de abril de 2021, a pesquisa foi realizada com os alunos do curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio e da graduação em Arquitetura e Urbanismo, dos campi Vitória e Colatina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Com a execução da ação extensionista, analisou-se as atividades pedagógicas projetuais desenvolvidas pelos sujeitos participantes e a aprendizagem colaborativa a partir do uso das ferramentas educacionais da plataforma Moodle. Durante o processo investigativo, dialogamos com Dorneles, Clementino e Artigue, e em consequência, foram produzidos dados que subsidiam as conclusões a respeito das contribuições do fenômeno didático na construção de práticas pedagógicas integradoras, emancipatórias e inclusivas, destinadas à formação de profissionais comprometidos com a inclusão a partir do autorreconhecimento e da compreensão das especificidades humanas.
ABSTRACT: Inclusive Architecture is an area of knowledge that aims at contributing to the creation of universal spaces respecting the plurality based on the interaction among all human diversity. In the educational scope, the challenges of teaching Inclusive Architecture converge to the curricular propositions formatted in a homogeneous conception that seeks to meet political and economic interests according to the standard man‘s ideal, culminating in the absence of didactic activities which promote critical reflections about the theme. In this regard, as a way of promoting the dialogue about the importance of inclusive design to overcome social and physical inequalities in the Vocational and Technological Education (VTE), the extension course ―Inclusive Architecture Teaching'' was proposed. The course has a qualitative scope and its methodological approach is based on Didactic Engineering using the observations from the Virtual Learning Environment (VLE) and the application of an online reaction questionnaire as tools for data production. The research was carried out from March 18th to April 21st 2021 and aimed at students from the Technical course in Building Integrated to High School Curriculum and the undergraduate course in Architecture and Urbanism from the Federal Institutes: Vitória and Colatina campi. The extension course was executed, which enabled the analysis of the design-based pedagogical activities developed by the students as well as the collaborative learning by the use of the educational tools of Moodle platform. During the investigation process, we discussed with Dorneles, Clementino and Artigue and, as a result, data was produced which subsidize the conclusions concerning the contributions of the didactic phenomenon in the construction of integrative, inclusive and emancipatory pedagogical practices aimed at training professionals committed with inclusion by means of self-recognition and understanding of human specificities.
Redes Sociais