Aspecto verbal na língua portuguesa : abordagem com operações de linguagem no ensino fundamental II
dissertação de mestrado
RESUMO: O ensino de gramática na maioria das escolas é ainda baseado em uma metalinguagem influenciada pela tradição descritivista de determinados conteúdos e isso, para o aluno, às vezes pouco reverbera na prática. Assim, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória, fomentada pela CAPES, busca estudar as noções que envolvem o aspecto verbal no português e propor operações de linguagem para alunos do Ensino Fundamental II, valorizando o aspecto na linguagem, já que no ensino do verbo em Português, sempre se privilegiam as categorias tempo e modo. No entanto, o aspecto geralmente contribui para a intepretação do texto e, consequentemente, para a regulação e representação das expressões oral e escrita. A pesquisa tem como base estudiosos do aspecto como Comrie (1976), Travaglia (2006), Mateus et. Al. (1983) entre outros e pesquisadores filiados à abordagem Epilinguística como Franchi (1991), Rezende (2008) e Cumpri (2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que explora a pesquisa-ação por meio da interação entre o pesquisador e os alunos participantes. O produto final deste trabalho é um ebook de atividades, envolvendo o aspecto nas operações de linguagem.
ABSTRACT: The teaching of grammar in most schools is still based on a metalanguage influenced by the descriptive tradition of certain contents. Nevertheless, for the student, this has little reflection in practice. This research was developed as part of the Graduated Professional Master’s Degree Program in Modern Languages (PROFLETRAS) from the Federal Institute of Espírito Santo (IFES), Vitória Campus, sponsored by CAPES. The aim of this study is to analyse notions that concern the verbal aspect in Portuguese and to propose language operations for Elementary II students (equivalent to Middle School), enhancing the language aspect, since the teaching of verbs in Portuguese has always favored the categories of verb tense and mode. However, the aspect usually contributes to reading comprehension and, therefore, to the regulation and representation of oral and written expressions. This investigation is based on aspect scholars such as Comrie (1976), Travaglia (2006), Mateus et. al. (1983), among others and also on Epilinguistic approach experts such as Franchi (1991), Rezende (2008) and Cumpri (2012). This is a qualitative study that explores the action research through the interaction between the researcher and the participating students. The final product of this work is an activity ebook, encompassing the verbal aspect in language operations.
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