Tecnologias de informação e comunicação como estratégia de mobilização estudantil: educação libertadora e protagonismo para estudantes agentes de transformação social

Vereno, Marcelo Rodrigues ; Saquetto, Diemerson (2021)

livro

Apresentamos neste e-book as ideias clássicas de Paulo Freire que constituem a chamada “Educação Libertadora”, aliadas ao ideário do “Protagonismo juvenil”, potencializadas pelo uso de uma TIC (os smartphones em interação com as redes sociais e plataformas de conteúdo) para produzir conteúdos audiovisuais críticos, que ajudem na formulação de projetos de intervenção dentro da comunidade escolar, tornando possível o debate e a conscientização sobre a realidade vivida e a proposição de atitudes que impactem a vida dos estudantes, concorrendo para o desenvolvimento da sensação de pertencimento e protagonismo dentro da escola, impactando na percepção de mundo dos alunos e nas suas ações sobre ele. Portanto, este e-book foi concebido como forma de incentivar professores e alunos a desenvolverem projetos de intervenção escolar que usem como base a pedagogia dia lógica freireana, o protagonismo juvenil e as TIC para fomentar o potencial crítico-emancipatório das escolas do Século XXI.


Collections: