Variação linguística e canção: uma proposta para as aulas de língua portuguesa no ensino fundamental

Souza, Amanda Simões de (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: A sociedade diversa, na qual estamos inseridos, se manifesta na sala de aula devido a alguns fatores, dentre eles está a cultura a qual cada aluno pertence e o ambiente social em que convive. Dessa forma, essa diversidade também pode influenciar no repertório linguístico de cada falante. Apesar de os alunos apresentarem um vocabulário composto por muitas variações da língua, eles, muitas vezes, não percebem que isso é algo inerente ao seu uso e que utilizam também essas variedades. Sendo assim, nesta pesquisa, intitulada “Variação linguística e canção: uma proposta para as aulas de língua portuguesa no ensino fundamental”, analisaremos de que maneira os alunos têm contato com o conceito de variação linguística e como eles compreendem a diversidade presente na nossa língua. Para isso, apresentaremos uma sequência de atividades para serem desenvolvidas em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola na cidade de Cariacica – ES. Nosso objetivo é apresentar a variação linguística e o gênero canção, o qual está presente no cotidiano dos estudantes, de maneira contextualizada, dinâmica e reflexiva a fim de proporcionar o reconhecimento das variedades linguísticas, considerando os aspectos socioculturais de cada região do Brasil. Para isso, nos basearemos na teoria fundamentada nos princípios apontados por Weinreich, Labov e Herzog (2006 [1968]), nos estudos sociolinguísticos de Coelho et al (2015); na Sociolinguística Educacional de Antunes (2007) e Bortoni-Ricardo (2004; 2005); nos estudos sobre preconceito linguístico de Bagno (2002; 2009; 2013; 2015) e Scherre (2005; 2013); nos estudos sobre gêneros textuais de Marcuschi (2002; 2008); no trabalho que relaciona o gênero canção nas aulas de língua portuguesa de Simões; Karol; Salomão (2007), bem como os documentos que orientam a Educação em nível nacional e estadual sobre a temática, como a Base Nacional Comum Curricular (2018) e o Currículo Base da Rede Estadual (2018). Sendo assim, é esperado que o ensino da variação linguística, a partir do gênero canção nas aulas de língua portuguesa, promova a compreensão do pluralismo da nossa língua, proporcione a liberdade de escolha em relação à maneira de se expressar, bem como o estímulo ao combate do preconceito linguístico que ainda é tão presente em nossa sociedade.