Educação e ambiente : formação de conselheiros ambientais para enraizamento da política municipal de educação ambiental em Vitória/ES

Hencker, Cintia (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A pesquisa em tela objetiva investigar quais bases teórico-práticas de Educação Ambiental são adotadas pelos Conselheiros de Educação e de Meio Ambiente do Município de Vitória. Com o propósito de contribuir para a potencialização da gestão e consequentemente para a institucionalização das Políticas de Educação Ambiental, a partir de processos formativos que priorizem vivências sobre concepção do ambiente em sua totalidade. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, observações, questionários e entrevistas colhidos ao longo da pesquisa. Como referencial teórico, trabalhou-se com os conceitos da vertente crítico-emancipatória da Educação Ambiental e da Pedagogia Histórico-Crítica. Os sujeitos desta pesquisa foram os conselheiros de Educação e de Meio Ambiente dos respectivos Conselhos Municipais de Vitória. Os resultados mostraram que a concepção adotada pela amostra reflete a perpetuação de uma educação ambiental conservadora, o que, dentro de uma visão de totalidade, compromete o exercício da cidadania integral e da participação substantiva. E com base no processo formativo realizado, desvelou-se a relevância do desenvolvimento de formações que têm por base uma concepção de ambiente-totalidade, participação e cidadania. Palavras-chave: Educação Ambiental Emancipatória. Formação de Conselheiros Ambientais. Ambiente-Totalidade. Participação. Cidadania.

ABSTRACT: The research on screen aims to investigate which theoretical and practical bases of Environmental Education are adopted by the Education and Environment Councilors of the Municipality of Vitória. In order to contribute to the enhancement of management and, consequently, to the institutionalization of Environmental Education Policies, based on training processes that prioritize experiences about the conception of the environment in its entirety. As a methodology, qualitative research, of the case study type, was used, supported by official documents, observations, questionnaires and interviews collected during the research. As a theoretical framework, we worked with the concepts of the critical-emancipatory aspect of Environmental Education and Historical-Critical Pedagogy. The subjects of this research were the Education and Environment counselors of the respective Municipal Councils of Vitória. The results showed that the conception adopted by the sample reflects the perpetuation of a conservative environmental education, which, within a vision of totality, compromises the exercise of full citizenship and substantive participation. And based on the training process carried out, the relevance of developing training courses based on a concept of environment-totality, participation and citizenship was unveiled. . Keywords: Emancipatory Environmental Education. Training of Environmental Advisors. Environment-Wholeness. Participation. Citizenship.


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