O uso de tablets e tecnologia touchscreen em atividades de geometria

Trancoso, Fabricio Assis (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A utilização de tecnologias digitais para o ensino de Matemática continua sendo um desafio, seja pela precária formação inicial e continuada de professores nesse campo, pela infraestrutura das escolas, principalmente as públicas, ou ainda pela velocidade de avanço das tecnologias que não encontra a mesma agilidade nas mudanças de metodologias de ensino. Esta pesquisa tenta colaborar nesse sentido, inserindo em sala de aula dispositivos digitais móveis, mais especificamente tablets, com a expectativa de apontar possibilidades de uso que possam contribuir para o ensino e, consequentemente, para a aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de situações-problema desenvolvidas em grupos. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo propor e analisar possíveis contribuições do uso de dispositivos móveis tipo tablets para a aprendizagem de matemática no desenvolvimento de um conjunto de atividades envolvendo o uso de softwares de geometria dinâmica. Os aportes teóricos que sustentaram este trabalho estão alicerçados nas ideias de Polya, Onuchic, Vila e Callejo para a Resolução de Problemas e Marcelo Almeida Bairral para o uso de tablets no ensino de Matemática. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma escola de ensino fundamental, no município de Cariacica/ES. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Como resultados, ressaltamos que a mobilidade e utilização de tablets, nessa pesquisa, se inseriram de forma favorável nos processos de ensino abordados, permitindo repensar novas estratégias de aulas e proporcionar a reorganização dos espaços antes restritos aos laboratórios de informática. Palavras-chaves: Tablets - Geometria Dinâmica - Resolução de problemas.

ABSTRACT: The use of digital technologies for the teaching of Mathematics remains a challenge, whether due to the precarious initial and continuing training of teachers in this field, the infrastructure of schools, especially public ones, or the speed of advancement of technologies that do not find the same agility changes in teaching methodologies. This research tries to collaborate in this sense, inserting in the classroom mobile digital devices, more specifically tablets, with the expectation of pointing out possibilities of use that can contribute to teaching and, consequently, to the learning of mathematical concepts, through situations- problem developed in groups. In this sense, this study aims to propose and analyze possible contributions from the use of mobile devices like tablets for learning mathematics in the development of a set of activities involving the use of dynamic geometry software. The theoretical contributions that supported this work are based on the ideas of Polya, Onuchic, Vila and Callejo for Problem Solving and Marcelo Almeida Bairral for the use of tablets in the teaching of Mathematics. The research, of qualitative nature, was carried out in an elementary school, in the municipality of Cariacica / ES. The research subjects were students of the 8th year of Elementary School. As a result, we emphasize that the mobility and use of tablets, in this research, were favorably inserted in the teaching processes addressed, allowing to rethink new strategies of classes and provide the reorganization of spaces previously restricted to computer labs. Keywords: Tablets - Dynamic Geometry - Problem solving.


Collections: