Clube de ciências no segundo ciclo do ensino fundamental uma proposta de alfabetização científica

Campos, Maria Aparecida Rodrigues (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi promover e analisar um Clube de Ciências, como espaço pedagógico para a Iniciação à Ciência na perspectiva da Alfabetização Científica, com estudantes dos Anos Iniciais da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio, escola pública situada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória – ES, que vem rompendo com o sistema seriado e desenvolvendo uma nova metodologia organizacional, através dos Ciclos de Aprendizagens. A partir desse contexto escolar que favorece o protagonismo e também a autonomia dos estudantes e professores, que foi levantada a seguinte questão de pesquisa: como uma série de atividades de ensino realizadas em um Clube de Ciências podem contribuir com a iniciação à Ciência na perspectiva da Alfabetização Científica de estudantes do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, potencializar a apropriação de uma leitura crítica do mundo em que vivem, com práticas concretas que apontem a necessidade de buscar sua transformação, bem como do local onde vivem. Neste sentido, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, uma intervenção pedagógica, conforme Damiani, a partir da criação, por parte dos pesquisadores, professores e especialmente estudantes, do Ciências Clube do Naza – que desenvolveu atividades educacionais no final de 2018 e no ano de 2019. As atividades planejadas e executadas em conjunto, são embasadas no Projeto Político Pedagógico da Escola e em autores como Freire, Macuso, Mainardes, Arroyo, Delizoicov, Angotti e Pernambuco, Krasilchik, Chassot, Sasseron e Carvalho, produziu dados que foram analisados a partir do método dialético hermenêutico, conforme Minayo. Concluiu-se que o Clube de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica, com participações nas ações comunitárias, produziu condutas sócio – ambientais, em sintonia com seu meio social, possibilitando a efetivação de uma educação progressista e que a pesquisa pode servir de inspiração para a implantação de outros clubes de ciências. Desta forma, propõe um guia didático com orientações e sugestões de atividades. Palavras-chave: Anos Iniciais. Ensino de Ciências. Ciclos de Aprendizagem. Alfabetização Científica. Clube de Ciências.

ABSTRACT: The goal of this research was to promote and analyse a Science Club, as a pedagogical space for the Initiative to Science from the perspective of Scientific Literacy with students from the first years of school of EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio, a public school located in the neighborhood of Jesus de Nazareth in Vitória – ES, that broke the series system and is developing a new organizational methodology, through Learning Cycles. From this context, in a school environment that favors student's and teacher's protagonism and autonomy, which raised the following research question: how can a series of teaching activities realized in a Science Club contribute to the initiative to Science in the perspective of Scientific Literacy of Second Cycle Students from elementary school, enhance the appropriation of a critical read of the world they live, with concrete practices, that points out the necessity to seek their transformation, as well as the place they live. For that matter, a qualitative research was develop, a pedagogical intervention, according to Damiani, from the conception, on the part of the researchers, teachers and specially the students, from the Naza Science Club – which developed educational activities in the end of 2018 and throughout 2019. The planned and executed activities are grounded on the School Pedagogical and Political Project and authors such as Freire, Macuso, Mainardes, Arroyo, Delizoicov, Angotti e Pernambuco, Krasilchik, Chassot, Sasseron e Carvalho, produced data that was analysed in based of the dialectic hermeneutical method in accordance with Minayo. It was concluded that the Science Club in the perspective of Scientific Literacy, with communitarian actions, produced socioenviromental conduct in syncrony with their social enviroment allowing the establishing of a progressive education and that the research can serve as an inspiration to the implementation of other science clubs. Therefore, a didatic guideline with orientation and suggested activities is proposed. Key Words: First Years. Science Teaching. Leaning Cycles Scientific Literacy. Science Club.


Collections: