Atividades investigativas em projetos colaborativos : um olhar acerca das potencialidades que emergem da prática pedagógica
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta dissertação pesquisa teve por objetivo investigar o potencial pedagógico dos projetos de trabalho no que diz respeito ao desenvolvimento do trabalho colaborativo e da cultura científica no contexto específico de uma Feira de Ciências. Essa análise foi realizada à luz do referencial teórico das sequências de ensino investigativas (SEI’s) e do conceito de trabalho colaborativo. Os sujeitos desta pesquisa foram 30 alunos do 3° ano do ensino médio e seis professores de um Colégio Estadual situado no município de Eunápolis-Bahia. Este estudo teve como principais referenciais teóricos Anna Maria Pessoa de Carvalho, Magda Floriana Damiani e Fernando Hernández. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram colhidos por meio de fotografias, gravações, observações sistemáticas, depoimentos, aplicação de questionário e entrevistas aplicadas in loco. Os resultados sugerem evidencias da construção de uma cultura de colaboração na escola estudada potencializando significativamente o processo de ensino e aprendizagem por meio das suas práticas pedagógicas. Constatou-se ainda que as atividades investigativas se mostraram estratégias adequadas aos objetivos pedagógicos dos projetos escolares realizados, ainda mais quando desenvolvidas na perspectiva do trabalho colaborativo. Palavras-chave: Projetos Escolares. Ensino por Investigação. Cultura Científica. Práticas Colaborativas. Sequências Didáticas.
ABSTRACT: The present research aimed to investigate the pedagogical potential of work projects with objective of the development of collaborative work and scientific culture in the specific context of a Science Fair. This analysis was carried out in the light of the theoretical reference of investigative teaching sequences (ITS’s) and the collaborative pedagogic work approach. The subjects of this research were 30 students of the 3rd year of high school and six teachers of a State College located in the city of Eunápolis-Bahia. This study had as main theoretical references Anna Maria Pessoa de Carvalho, Magda Floriana Damiani and Fernando Hernández. This was a qualitative research, of the case study type, supported by photographs, recordings, observations, testimonials, questionnaires and interviews collected in loco. The results suggested evidence of a collaborative culture in the school studied that significantly enhances the teaching and learning process through its practices. It was also observed that the ITSs showed strategies that were very adequate to the pedagogical objectives of the carried out school projects, especially the ones developed from the collaborative work perspective. Keywords: School Projects. Research Teaching. Scientific Culture. Collaborative Practices. Didactic Sequences.
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