"Protetores da restinga" : projeto de educação ambiental no ensino fundamental desenvolvido pela escola ambiental de bodyboarding - Itaparica/ES
dissertação de mestrado
RESUMO: Refletindo acerca da pedagogia de projetos e da educação ambiental crítica, destacando a complementaridade entre a educação formal e a educação não formal, esta pesquisa investigou as contribuições educativas da “Escola Ambiental de Bodyboarding” (EAB) como espaço de educação não formal, visando ao desenvolvimento de um projeto escolar interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental I da escola pública UMEF Professor Zaluar Dias, com vistas a promover a educação ambiental crítica. O trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir de questionários, diários de bordo, observação sistemática, fotografias e entrevistas após a aplicação do projeto. A pesquisa foi organizada em três etapas, quais sejam, a caracterização das potencialidades educativas da EAB, a elaboração do projeto pedagógico escolar, a intervenção e análise da educação ambiental crítica. Os dados foram analisados a partir de indicadores da Educação Ambiental Crítica (CONDE, 2016) e da análise de conteúdo conforme Bardin (1977). O projeto de educação ambiental intitulado “Protetores da Restinga” foi aplicado no turno matutino, a 25 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede municipal de Vila Velha-ES, buscando desenvolver pensamentos e atitudes conscientes relacionados à vegetação de restinga. O desenvolvimento das atividades propostas como os jogos didáticos, aulas práticas (montagem da composteira, confecção das placas etc), aula passeio na EAB, entre outras, serviram para a participação efetiva dos alunos em todas as provocações. O interesse em aprender uma temática nova, mesmo estando tão próxima da realidade deles, foi de suma importância para o desdobramento do trabalho realizado, pois as indagações, as contribuições e a empolgação pelo saber eram crescentes a cada momento da intervenção. Como resultados apontamos alunos mais conscientes da importância da restinga e conscientes da sua responsabilidade como cidadãos em manter o local protegido. Como produto final foi construído um guia educativo para professores do Ensino Fundamental I que consiste na descrição do projeto “Protetores da Restinga” e suas contribuições para a promoção de uma educação ambiental crítica. Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Educação não formal. Pedagogia de projetos.
ABSTRACT: Discussing about project pedagogy and critical environmental education through the practice of formal education in its complementarity with non-formal education, this research aimed to investigate the educational contributions of the “Environmental Boarding School” (EAB) as a non-formal education space aiming at the development of an interdisciplinary pedagogical project with public elementary school students, with a view to promoting critical environmental education. Created in December 2005, the Environmental School of Bodyboarding is characterized as a non-profit and socio-environmental association, seeking to meet local demands from environmental awareness in a way accessible to all. The work is configured as a qualitative case study research whose data were produced from questionnaires, field diary, systematic observation, photographs and interviews. Data were approached from the Critical environmental education categories, from the content analysis (BARDIN, 1977) and from the BNCC perspective. The research was organized in three stages, namely, the characterization of the educational potentialities of the EAB, the elaboration of the pedagogical project and the intervention and analysis of critical environmental education. The environmental education project entitled “Protectors of Restinga” was applied in the morning shift with 25 students of the 2nd year of elementary school I of a municipal school in Vila Velha-ES, seeking to develop conscious thoughts and attitudes related to the resting vegetation. The development of the proposed activities served for the effective participation of the students in all the provocations, the interest in learning a new theme, even being so close to their reality, was of great importance for the unfolding of the work done with the students, because the questions, contributions and enthusiasm for knowledge were increasing with each moment of the research. As a result, students were aware of the importance of restinga to the environment and aware of their responsibility as citizens to keep the shore protected. As an educational product, we produced an educational guide consisting of the description of the project “Protectors da Restinga” and its contributions to the promotion of a critical environmental education was built. Keywords: Critical environmental education. Non-formal education. Project pedagogy.
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