Ensino de geociências : uma formação continuada de professores do 1º ao 5º ano

Covre, Ediane Santos Paganini (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo proporcionar, mediante formação continuada, uma análise das relações entre as Geociências e o aumento da capacidade de leitura crítica de mundo por meio de oficinas teóricas, de modo a avançar na compreensão dos problemas ambientais e do dinamismo da configuração do planeta. Para alcançar esse objetivo, foi ofertada uma formação continuada colaborativa, com vistas à abordagem de temas relacionados às Geociências e sua interdisciplinaridade na prática da sala de aula, por intermédio de um curso para docentes da Educação Básica das séries iniciais. A produção de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019, com encontros presenciais contando com aulas expositivas e dialogadas, com estudos de textos, atividades complementares, aulas práticas, oficinas e atividades via plataforma AVA Moodle Ifes, com aplicação de questionários, produção de portfólio individual e de uma proposta de prática pedagógica elaborada em grupo, a fim de colaborar para o entendimento do tema. Foram utilizados como instrumento da pesquisa questionários individuais, observação com registros fotográficos e escritos colhidos pela pesquisadora sobre a atuação dos professores participantes. Na abordagem dos dados, foram utilizadas categorias epistemológicas sobre as quais a pesquisa se assenta, extraídas da pedagogia da autonomia. Os dados analisados, a partir do aporte teórico freiriano elencados, basearam-se nas seguintes categorias: ensinar exige pesquisa, ensinar exige ética e estética, ensinar exige apreensão da realidade. Os resultados indicaram que a formação contribuiu para ampliar a leitura de mundo, vez que a maioria dos participantes conseguiu identificar alguns elementos do seu entorno, tais como afloramentos e corpos d’água, ampliou a compreensão do mundo e o aprofundamento dos conceitos de Geociências, promovendo a difusão de experiências e atitudes interdisciplinares. O produto educacional configura-se como um manual de oficinas pedagógicas para professores atuantes nas séries iniciais do Ensino Fundamental desenvolvido para lhes auxiliar a trabalhar, de forma prática e consistente, o ensino de tópicos de Geociências em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino de Geociências. Pedagogia da autonomia.

ABSTRACT: This research aimed to provide, through continuing education, an analysis of the relationships between Geosciences and the increase in the critical reading capacity of the world through theoretical workshops, in order to advance in the understanding of environmental problems and the dynamism of the planet's configuration. To achieve this objective, continuous collaborative training was offered, with a view to addressing issues related to Geosciences and their interdisciplinarity in classroom practice, through a course for Basic Education teachers in the initial grades. Data production took place in the first half of 2019, with face-to-face meetings featuring expository and dialogued classes, with text studies, complementary activities, practical classes, workshops and activities via the AVA Moodle Ifes platform, with the application of questionnaires, production of individual portfolio and a proposal for pedagogical practice developed in groups, in order to collaborate to understand the theme. Individual questionnaires, observation with photographic and written records collected by the researcher on the performance of the participating teachers were used as a research instrument. In addressing the data, epistemological categories on which the research is based were extracted from the pedagogy of autonomy. The data analyzed, based on the Freirian theoretical framework listed, were based on the following categories, teaching requires research, teaching requires ethics and aesthetics, teaching requires apprehension of reality. The results indicated that the training course contributed to expand the critical reading of the environment, because many teachers were able to identify outcrops and water bodies, to favor the understanding of the world and the deepening of the concepts of geosciences, promoting the diffusion of interdisciplinary experiences and attitudes. The educational product is configured as a manual of pedagogical workshops for the initial grades of elementary school teachers developed to assist them to work in a practical and consistent way in the classroom in teaching Geosciences issues. Keywords: Continuing education. Geoscience teaching. Pedagogy of Autonomy


Collections: