Tecendo os fios em juta : histórias e memórias da Companhia União manufatora de tecidos
dissertacao_mestrado
RESUMO: Como compreendemos a Ciência sendo uma construção histórico-social em constante desenvolvimento, portanto, fruto das relações culturais humanas, ela está bem próxima de nós. O objeto da pesquisa é construir uma narrativa sobre o processo histórico da Companhia União Manufatora de Tecidos, localizada no bairro Jucutuquara, em Vitória (ES), que produzia sacarias de juta no período de 1937 a 1989. Visando uma postura mais democrática do conhecimento científico, a análise tem como pressuposto a perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Existem claras indicações nas Diretrizes Curriculares para a abordagem de temas de História e Filosofia da Ciência, mas percebemos uma carência de materiais educativos nesta área. Diante disso, sistematizamos nosso problema de pesquisa a partir da seguinte questão: Como a história da fábrica Companhia União Manufatora de Tecidos pode ser um recurso para o ensino da história da ciência, a partir de uma abordagem CTSA? Compreender a história desta fábrica de juta, a partir da perspectiva CTSA, analisar a conjuntura histórica que possibilitou a sua instalação, sistematizar o que havia de ciência e tecnologia nela, e por fim, sua inter-relação com a sociedade e o ambiente em sua totalidade. Para tanto, nos debruçamos em recursos metodológicos e teóricos da narrativa para como disse Bloc (2001): “[...] reconstruir os vestígios quebrados” dessa história. Além disso, utilizamos os pressupostos de história e memória partindo de um diálogo com Le Goff e da história local com base em Goubert. A perspectiva CTSA será nosso eixo estruturante de análise da história da fábrica. Desta forma, “Ciência, tecnologia, sociedade e ambiente” foi a base de construção do diálogo e das narrativas de forma interseccional. A partir da pesquisa elaborou-se um produto educacional utilizando a mídia social: Instagram. Trata-se de um recurso tecnológico e didático, pela sua potencialidade de atingir um grande número de pessoas, visando um conhecimento crítico e que possa contribuir com a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. Palavras-chaves: Fábrica. Juta. História. Memória. CTSA.
ABSTRACT: As we understand Science as a social history construction, in constant development, therefore, the result of human cultural relations, it is very close to us. The object of the research is to build a narrative about the historical process of Companhia União Manufatora de Tecidos, located in the Jucutuquara neighborhood, in Vitória (ES), which produced jute bags from 1937 to 1989. Aiming at a more democratic stance of scientific knowledge, the analysis is based on the perspective of the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) movement. There are clear indications in the Curriculum Guidelines for addressing issues of History and Philosophy of Science, but we perceive a lack of educational materials in this area. Therefore, we systematized our research problem from the following question: How can the history of the Companhia União Manufatora de Tecidos factory be a resource for teaching the history of science, from a CTSA approach? Understand the history of this jute factory, from the CTSA perspective, analyze the historical situation that made its installation possible, systematize what there was of science and technology in it, and finally, its interrelation with society and the environment in its entirety. To do so, we focus on methodological and theoretical resources of the narrative, as Marc Bloc said: “reconstruct the broken vestiges” of this story. In addition, we use the assumptions of history and memory based on a dialogue with Le Goff and local history based on Goubert. The CTSA perspective will be our structural axis for analyzing the history of the factory. In this way, "Science, technology, society and environment" was the basis for the construction of dialogue and narratives in an intersectional way. It was concluded that, based on the research, an educational product was created using social media: Instagram. It is a technological and didactic resource, due to its potential to reach a large number of people, aiming at critical knowledge and that can contribute to the formation of citizens aware of their role in society. Keywords: Factory. Jute. History. Memory. CTSA.
Redes Sociais