Conceito de fração pela perspectiva de medição : uma abordagem baseada no 4a-instructional model utilizando as barras de Cuisenaire e conduzida por um lesson study

Amaral, Camila Augusta do Nascimento (2021)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo investigar benefícios e limitações da aprendizagem do conceito de frações pela perspectiva de medição por alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental brasileiro. Para isso, as aulas foram baseadas nas quatro fases do 4A-Instructional Model e foram planejadas, executadas e refletidas à luz do Lesson Study, que se caracteriza por um planejamento realizado colaborativamente, no nosso caso, por onze professores, executado pela professora-pesquisadora e observado pelos demais professores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, cujos dados emergiram das observações das aulas, registradas em diário de bordo, gravações de áudio e vídeo, assim como as produções dos alunos. Os resultados da pesquisa permitiu desenvolver um livro sobre a construção do conceito de fração pela perspectiva de medição como produto educacional destinado a professores que ensinam Matemática e outros profissionais que tenham interesse no tema. Palavras-chave: perspectiva de medição, aprendizagem de fração, 4A-Instructional Model, barras de Cuisenaire, Lesson Study.

ABSTRACT: This research aims to investigate benefits and limitations of learning the concept of fractions from the measurement perspective by a 6th grade students of Brazilian Elementary School. For this, the classes were based on the four phases of the 4A-Instructional Model and were planned, taught and reflected from Lesson Study, which is characterized by a planning accomplished collaboratively, in our case, by eleven teachers, taught by the teacher-researcher and observed by the other teachers. Therefore, this is a qualitative research whose data emerged from the observations of the classes, written in the logbook, audio and video recordings, as well as student‘s achievements. The results of the research allowed to develop a book about the construction of fraction concept from the measurement perspective as educational product destined to math teachers and others professionals who have interest on the subject. Keywords: measurement perspective, learning of fraction, 4A-Instructional Model, Cuisenaire rods, Lesson Study.


Collections: