Concept Study na formação de professores que ensinam matemática : um estudo colaborativo do conceito de área para o ensino
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa de Mestrado está vinculada à linha de formação de professor, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – Educimat do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, e, também, se articula às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo – Gepem-ES em cooperação com a Prefeitura Municipal de Cariacica. A pesquisa de abordagem qualitativa tem por objetivo analisar uma formação continuada, embasada no concept study, com vistas à (re)significação de saberes docentes do conceito de área para o ensino. Para desenvolver esta investigação foi ofertado, no segundo semestre de 2019, a professores que ensinam matemática, o curso de extensão intitulado: “(Re)significando conceitos para o ensino de área e perímetro”. Esse curso, fundamentado na concepção de Matemática para o ensino e pautado na metodologia concept study, valorizou processos colaborativos e discussões coletivas. O curso foi organizado com ações presenciais e não presenciais, que proporcionaram a investigação e a reflexão de questões emergentes da prática dos professores em formação relacionadas ao campo “Grandezas e Medidas” com ênfase no conceito de área para o ensino. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados da pesquisa: questionário inicial, transcrições dos registros audiovisuais e fonográficos, registros escritos produzidos pelos professores e pelas pesquisadoras. No que tange aos aportes relativos aos saberes docentes, foram usados como referências os estudos de Lee S. Shulman, Deborah Loewenberg Ball e Brent Davis. Para tratar do campo “Grandezas e Medidas”, mais especificamente do conceito de área, a referência bibliográfica foi baseada nos estudos de Caraça, Douady e Perrin-Glorian, Bellemain e Lima. A análise dos dados foi feita considerando esses referenciais e foram identificadas três ênfases características da metodologia concept study: Percepções, Panoramas e Vinculações. Na ênfase Percepções foram analisados os entendimentos dos professores relacionados ao conceito de área. Em Panoramas a análise foi sobre as aproximações das percepções, embasadas nos aportes referenciais e registros dos participantes acerca do conceito de área. Por fim, em Vinculações foi abordado a implicação de outros conceitos emergentes na (re)significação de saberes relacionados ao conceito de área para o ensino. No decorrer do processo formativo, a valorização e investigação das experiências dos professores em formação promoveu um movimento de (re)significação de saberes que contribuiu para o desenvolvimento profissional dos participantes do curso. Assim, a partir das vivências durante o processo formativo e à luz das concepções consideradas, foi produzido um livro composto por discussões teóricas e metodológicas relacionadas à formação, visando, assim, contribuir com reflexões da prática docente e de processos formativos de professores que ensinam matemática. Palavras-chave: Saber Docente. Formação Continuada. Matemática para o Ensino. Concept Study. Grandezas Geométricas.
ABSTRACT: This Master's research is linked to the Teacher Education line of the Postgraduate Program in Education in Science and Mathematics - Educimat of the Federal Institute of Espírito Santo - Ifes, and is articulated to the actions of the Study and Research Group in Mathematics Education of Espírito Santo - Gepem-ES in cooperation with the municipality of Cariacica. The research, with a qualitative approach, aims to analyze a continuing education based on the concept study, aiming to (re) signify teaching knowledge of the concept of area for teaching. For this investigation, in the second semester of 2019, an extension course entitled: “(Re) signifying concepts for the teaching of area and perimeter” was offered to teachers who teach mathematics. This course, based on the conception of mathematics for teaching and based on the concept study methodology, valued collaborative processes and collective discussions. It was organized with face-to-face and non-face-to-face actions, which provided the investigation and reflection on issues arising from the practice of the teachers in continuing education related to the field "Magnitudes and Measures,” with an emphasis on the concept of area for teaching. The following instruments were used to produce the research data: an initial questionnaire, transcriptions of audiovisual and phonographic recordings, and teachers' and researchers' written registers. About the contributions related to teaching knowledge, the studies of Lee S. Shulman, Deborah Loewenberg Ball, and Brent Davis were used as references. To address the field “Magnitudes and Measures,” more specifically the concept of area, the theoretical framework was based on studies by Caraça, Douady and Perrin-Glorian, and Bellemain and Lima. The data was analysed considering these references, emerging three characteristic emphases of the concept study methodology: Realizations, Landscapes and Entailments. In Realizations, the teachers' understandings of the concept of area were analyzed. In Landscapes, the analysis was about the approximations of perceptions, based on the referential contributions and the participants' registers on the concept of area. Finally, in Entailments, the implication of other emerging concepts in the (re) signification of knowledge related to the concept of area for teaching was addressed. During the continuing education process, the valorization and investigation of the experiences of the participating teachers promoted a movement of (re) signification of knowledge that contributed to their professional development. Thus, from the experiences during the formative process and in the light of the conceptions considered, a book was produced, composed of theoretical and methodological discussions related to the formative course, aiming, thus, to contribute with reflections of the teaching practice and the training processes of teachers who teach mathematics. Keywords: Teacher's Knowledge. Continuing Education. Mathematics-for-Teaching. Concept Study. Geometric Magnitudes.
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