Abordagem temática para o ensino de biologia : o rio Formate como espaço para abordar botânica e ecologia

Sampaio, Ana Paula Dutra dos Santos (2021)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A pesquisa em questão discute a promoção do ensino de Biologia, especificamente dos conteúdos de Botânica e Ecologia a partir da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de uma Sequência Didática e uma aula de campo em um espaço não formal adjacente à escola, o Rio Formate, que se localiza na comunidade em que está inserida a instituição de ensino referência na pesquisa. Este trabalho tem como objetivo investigar a aplicação de uma Sequência Didática (SD) investigativa para o ensino de Botânica e Ecologia na Educação Básica, por meio da Abordagem Temática Freiriana a partir do Rio Formate através de atividades dinâmicas no ensino de conteúdos e uma aula de campo, incentivando a autonomia e o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem e sua sensibilização para ressignificação, apropriação, interação e reconstrução dos conceitos de Botânica e Ecologia, valorizando e potencializando seus conhecimentos prévios a respeito do Rio Formate. Em última instância a pesquisa buscou desenvolver nos alunos a consciência ambiental para a compreensão da totalidade por meio da qual ser humano e ambiente se completam, sendo o primeiro parte do segundo. A Sequência Didática foi organizada em momentos que se desenvolveram em problematização, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, com base nos processos de codificação-problematização-decodificação da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma intervenção pedagógica escolar, cujos dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo e fotografias. A análise dos dados ocorreu por meio de categorias de análise, por meio das quais buscamos compreender os eventos em tempo real, com vistas a visualização de dados e impactos ao presente, para possíveis mudanças culturais. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto à realização dessas atividades, pois demonstrou-se por meio da análise dos relatos e registros fotográficos apresentados pelos alunos que os estudantes passaram a compreender a aplicação dos conceitos desenvolvidos nesta Sequência Didática, permitindo ainda a conexão entre os conteúdos estudados e a sua vivência, facilitando a formação da consciência ambiental e consciência crítica em relação às questões socioambientais que influenciam na sua qualidade de vida do homem. Palavras-chave: Ensino de Botânica. Ensino de Ecologia. Abordagem temática. Sequência Didática. Aula de Campo. Consciência ambiental.

ABSTRACT: The research in question discusses the promotion of Biology Education, specifically the contents of Botany and Ecology from the Freirean Thematic Approach and the development of a didactic sequence and a field class in a non-formal space adjacent to the school, Rio Formate, which is located in the community where the reference educational institution in the research is inserted. This work aims to investigate the application of an investigative Didactic Sequence (SD) for the teaching of Botany and Ecology in Basic Education, through the Freirean Thematic Approach from the Formate River through dynamic activities in content teaching and a field class, encouraging the autonomy and the protagonism of students in the learning process and his awareness of the reframing, appropriation, interaction and reconstruction of the concepts of Botany and Ecology, valuing and enhancing his previous knowledge about the Formate River. Ultimately, the research sought to develop environmental awareness among students, seeking an understanding of the totality through which human beings and the environment complement each other, the first being part of the second. The Didactic Sequence was organized in moments that developed into problematization, organization of knowledge and application of knowledge, based on the processes of codification-problematization-decoding of the methodology of the Three Pedagogical Moments. It is a qualitative research, a school pedagogical intervention, whose data were collected through questionnaires, field diaries and photographs. Data analysis will occur through analysis categories, at the time of the dissertation. The results obtained were satisfactory in terms of carrying out these activities, as it was demonstrated through the analysis of the reports and photographic records presented by the students that the students came to understand the application of the concepts developed in this Didactic Sequence, still allowing the connection between the contents studied and their experience, facilitating the raising of environmental awareness and the formation of critical awareness in relation to socio-environmental issues that influence the quality of life of man. Keywords: Teaching of Botany. Teaching of Ecology. Thematic approach. Didactic Sequence. Field Class. Environmental Awareness.


Collections: