Formação continuada de professores da educação infantil na perspectiva histórico cultural : número natural em debate

Gomes, Dayane de Souza (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Tem por objetivo analisar o movimento formativo e suas influências na atividade de ensino de professores da educação infantil sobre número natural. Tal ação, coordenada pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (GRUPEM), ancora-se na perspectiva teórico-metodológica da abordagem Histórico-Cultural a partir de autores como Vigotski (2007), Leontiev(1983) e Moura (2016). Esta perspectiva compreende a formação de professores como fenômeno que emerge de necessidades advindas da dimensão do trabalho pedagógico. Assim, constitui um fenômeno em movimento, em constante processo de mudança. A partir dessa compreensão, a pesquisa propõe uma ação de formação contínua em formato de curso de extensão, com 26 professoras que ensinam matemática na educação infantil. Em termos de estrutura, o curso envolveu ações de estudos realizados em encontros presenciais e ações de ensino, desenvolvidas pelos participantes em sala de aula. Para a organização do estudo, tomamos como horizonte as proposições do materialismo histórico dialético que defende que a captação do fenômeno deve observar o seu processo de constituição. Desse modo, é preciso delimitar um método de investigação e um método de exposição dos dados. Em relação ao método de investigação este se deu por meio da ação de formação contínua, configurando o campo de desenvolvimento dos dados empíricos. Sobre o método de exposição assumimos as contribuições de Moura (2000) e estruturamos as análises com base nos conceitos de Isolados, Episódios e Cenas. Essas análises colocam em evidência enunciados dos participantes que revelam indícios do movimento de mudança qualitativa relacionados à concepção de ensino do número natural na educação infantil. Como desdobramento da pesquisa, produzimos produto educacional, da categoria material textual, no formato de e-book, contendo a proposta formativa e dados sobre a experiência realizada com professores da educação infantil que explorou diferentes conhecimentos envolvidos no conceito de número natural. Palavras chaves: Formação de professores da Educação Infantil; Atividade Orientadora de Ensino; educação matemática; Teoria Histórico-Cultural.

ABSTRACT: This investigation is part of the teacher-training research under the Science and Mathematics Graduate Program (EDUCIMAT) of Federal Institute of Espírito Santo state, at Vitória (IFES). Its objective is to assess the teachers´ training on natural numbers and the influence of this training on the teaching activities of the early childhood education. Such investigation, coordinated by the Research Group for Pedagogical Practices in Mathematics (GRUPEM), is anchored in the theoretical-methodological perspective of the historical-cultural approach of authors such as Vygotsky (2007), Leontiev (1983) and Moura (2016). Such approach understands teacher-training as a phenomenon which arises from the needs of the pedagogical work and, as such, it is a phenomenon in movement, constantly changing. Based on the aforementioned, the research proposes continuous training, in the format of an extension course, with participation of 26 early childhood education teachers. In terms of structure, the course provided face-to-face study meetings between teachers and researchers as well as teaching activities developed in the teachers’s own classroom. To organize the study, the propositions of historical dialectical materialism, that argues that, for full understanding of the phenomenon, one must observe its constitutional process, were considered. Therefore, it was necessary to delimit a method of investigation and a method of data exposure. The investigation method was to collect empirical data during the continued education. The method of data exposure took Moura’s (2000) contributions; the assessment was structured on the concepts of Isolates, Episodes and Scenes. The study highlights participants´ claims that reveal signs of a qualitative change movement related to the understanding of teaching natural members in early childhood education. The result of the research is an educational material, of the textual material category, in an e-board format, which contains the training plan and data from the early childhood teachers’ experience, which explored the concept of natural numbers and its constitutive knowledge. Keywords: Teacher training in early childhood education; Guided teaching activities in mathematics education; Historical-Cultural Theory.


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