Estudos CTS/CTSA com enfoque Freiriano em uma formação de professores da educação básica em saneamento básico urbano
dissertacao_mestrado
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi o de estudar os aspectos teóricos e metodológicos de uma formação continuada de professores da educação básica em Saneamento Básico, cujos dados foram coletados a partir de observações, relatos orais e escritos, questionários e fotografias, além de leituras de documentos oficiais de acordo com os pressupostos de Bernardete Gatti (2005) e Antônio Carlos Gil (2014). Participam dessa formação 32 cursistas, entre eles profissionais da Educação Básica e alunos de curso de Licenciatura, todos moradores do município de Aracruz. O curso, oferecido em modalidade semipresencial com carga horária de 96 horas, abordou temas e práticas pedagógicas relacionadas ao abastecimento de água, drenagem de águas urbanas, tratamento de efluentes e resíduos sólidos. Os aspectos pedagógicos da formação de professores convergem para as propostas de Moacir Gadotti (2007), Lee Shulman (1986), Maurice Tardif (2002) e Antônio Nóvoa (1992) sendo implementada conforme os aspectos metodológicos da Metodologia da Mediação Dialética proposta por Maria Eliza Arnoni (2012), articulada ao movimento da libertação de Enrique Dussel (1977) e Paulo Freire (2004, 2005). Os aspectos sociofilosóficos e sociocientíficos da Educação CTS/CTSA estão sendo fundamentados em Wildson Santos (2007), Décio Auler (2011) e Eduardo Mortimer (2001) com base nos estudos culturais de Bruno Latour e Steve Woolgar (1997). A utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem e as práticas de elaboração dos Planos de Intervenção Escolar e de construção do Sujeito Hipotético, a partir de bonecos de pano pretos e brancos sem identidade prévia, foram estratégias adotadas para promoção de debates sobre as questões sociais, ambientais e de saúde pública. Os dados coletados a partir da práxis foram analisados à luz de Laurence Bardin (2011), Augusto Triviños (1987), Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi (2007). A experiência pedagógica foi materializada em um Guia Didático de Ciências, que poderá ser utilizado por professores de ciências em futuras formações pedagógicas relacionadas à temática guarda-chuva “Saneamento Básico Urbano” no contexto escolar. Além de discutir a lógica dialética na práxis para a interpretação crítica da realidade, foi possível inferir a superação do imediato pelo mediato a partir das contradições geradas pelas etapas Resgatar, Problematizar, Sistematizar e Produzir da Metodologia da Mediação Dialética. Os resultados obtidos demonstraram a apropriação dos desdobramentos da relação pedagógica entre alunos e professores e teoria e prática proporcionada pela metodologia, essencial para a produção de sínteses cognitivas necessárias para compreender a complexa dinâmica do processo ensino-aprendizagem. As dimensões dos saberes científico e populares que integram Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, inferidas com base nas recomendações de Aikenhead (2009), evidenciaram a produção de debates sobre a organização de currículos contextualizados e problematizadores para o ensino de ciências a partir de temas sociais. Neste viés, a pesquisa propiciou também discussões sobre o fomento de novos cursos de extensão para a comunidade de Aracruz, a criação de políticas locais sobre a formação de professores articulada a temas contemporâneos e a utilização de ferramentas pedagógicas colaborativas em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Palavras-chave: Educação CTS/CTSA; Formação de Professores; Educação Básica; Saneamento Básico Urbano;
ABSTRACT: The objective of this research was to study the theoretical and methodological aspects of a continuing education of basic education teachers in Basic Sanitation, whose data were produced from observations, oral and written reports, questionnaires and photographs, in addition to readings of official documents. according to the assumptions of Bernardete Gatti (2005) and Antônio Carlos Gil (2014). 32 course participants participate, including Basic Education professionals and undergraduate students, all of whom live in the municipality of Aracruz. The course, offered in a semi-presential mode with a 96-hour workload, addressed pedagogical themes and practices related to water supply, urban water drainage, effluent and solid waste treatment. The pedagogical aspects of teacher training converge to the proposals of Moacir Gadotti (2007), Lee Shulman (1986), Maurice Tardif (2002) and Antônio Nóvoa (1992) being implemented according to the methodological aspects of the Dialectical Mediation Methodology proposed by Maria Eliza Arnoni (2012), linked to the liberation movement of Enrique Dussel (1977) and Paulo Freire (2004, 2005). The socio-philosophical and socio-scientific aspects of STS / STSE Education are being grounded in Wildson Santos (2007), Décio Auler (2011) and Eduardo Mortimer (2001) based on the cultural studies of Bruno Latour and Steve Woolgar (1997). The use of the Virtual Learning Environment and the practices of preparing School Intervention Plans and building the Hypothetical Subject, using black and white cloth dolls without prior identity, were strategies adopted to promote debates on social and environmental issues. and public health. The data produced from the praxis were analyzed in the light of Laurence Bardin (2011), Augusto Triviños (1987), Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi (2007). The pedagogical experience was materialized in a Science Teaching Guide, which can be used by science teachers in future pedagogical training related to the umbrella theme “Basic Urban Sanitation” in the school context. In addition to discussing the dialectical logic in the praxis for the critical interpretation of reality, it was possible to infer the overcoming of the immediate by the mediate from the contradictions generated by the Rescue, Problematize, Systematize and Produce steps of the Dialectic Mediation Methodology. The results obtained demonstrated the appropriation of the consequences of the pedagogical relationship between students and teachers and the theory and practice provided by the methodology, essential for the production of cognitive syntheses necessary to understand the complex dynamics of the teaching-learning process. The dimensions of scientific and popular knowledge that integrate Science, Technology, Society and Environment, inferred based on the recommendations of Aikenhead (2009), evidenced the production of debates on the organization of contextualized and problematizing curricula for science teaching based on themes social. In this vein, the research also led to discussions on the promotion of new extension courses for the Aracruz community, the creation of local policies on teacher training linked to contemporary themes and the use of collaborative pedagogical tools in a Virtual Learning Environment. keyword: STS / STSE education; Training of education professionals; Basic Education; Urban Basic Sanitation;
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