Grandezas e medidas na educação infantil : uma experiência em formação continuada
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa de natureza teórico-empírica analisou, a partir de uma Ação Formativa, indícios de compreensões por parte de professoras da Educação Infantil, sobre conceitos e modos de ação para ensinar grandezas e medidas. Na ação realizada, fizemos um apanhado do movimento lógico-histórico do conceito de medidas, tendo como premissa a importância do professor compreender e ensinar que os conceitos matemáticos são produções humanas que se constituíram em um processo histórico e cultural, com o objetivo de atender necessidades que emergiram ao longo da história da humanidade. Os encaminhamentos teóricos basearam-se em pressupostos da Teoria Histórico Cultural, e por essa perspectiva teórica, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino nos auxiliou a compreender a formação de professores. Em termos metodológicos, a pesquisa pautou-se no Materialismo Histórico Dialético, a partir da realização de uma Ação Formativa tomada como um experimento didático na forma de curso de extensão. Participaram 26 professoras de escolas públicas de municípios da Grande Vitória/ES, atuantes em turmas de 4 a 6 anos no ano de 2018. O curso foi organizado em 11 encontros presenciais, tarefas em ambiente virtual (Moodle) e desenvolvimento de ações em salas de aula das professoras. Constituiu-se como uma ação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisas em Práticas Pedagógicas de Matemática (GRUPEM) no Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) do Ifes Campus Vitória. Os registros dos dados foram produzidos por meio de gravações audiovisuais, fotografias, tarefas escritas e relatos de experiências pedagógicas de ensino de grandezas e medidas na infância. Estruturou-se se as análises com dois isolados: um que aborda discussões sobre grandezas e medidas na Educação Infantil e outro com enunciados sobre o ensino de grandezas e medidas na Educação Infantil, que organizamos em episódios com cenas. Este processo contribuiu para o estudo sobre o fenômeno da formação compreendendo sua dinâmica, seu caráter dialético e sua totalidade. As análises sinalizaram que o processo formativo corroborou para estimular uma nova compreensão na atuação das professoras no contexto do trabalho pedagógico que desenvolvem na Educação Infantil. Esta atuação assumiu um novo modo de ação relacionando conceitos matemáticos de grandezas e medidas a partir do movimento lógico-histórico do conceito. Esse processo envolve atividade de ensino e atividade de aprendizagem, favorecendo mudança também em seu desenvolvimento psíquico. Assim, verificamos 28 que a Ação Formativa favoreceu aprendizagens que foram além de conhecimentos matemáticos, pois, contribuiu para que os envolvidos pensassem sobre seu próprio processo formativo docente em uma perspectiva coletiva, na relação com o outro. Constatamos ainda, que o curso provocou a necessidade das professoras continuarem em movimento de estudo. Como produto educacional, organizamos um livro a partir das discussões e experiências vivenciadas no curso, referente aos conhecimentos de grandezas e medidas, na intenção de colaborar com práticas pedagógicas e formação de professores da Educação infantil e a quem mais possa se interessar pelo ensino de matemática na infância. Palavras-chave: Formação de professores. Teoria Histórico-Cultural. Atividade Orientadora de Ensino. Grandezas e Medidas. Educação Infantil.
ABSTRACT: This research of theoretical empirical nature analyzed from a Formative Action, evidence of changes in the quality of teachers of Early Childhood Education, on concepts and modes of action to teach quantities and measures, especially measure length. In the action carried out, we made an overview of the logical-historical movement of the concept of measures, with the premise of the importance of the teacher understanding and teaching that mathematical concepts are human productions that were constituted in a historical and cultural process, in order to meet needs that have emerged throughout human history. Theoretical guidelines are based on assumptions of Historical Cultural Theory, and from this theoretical perspective, Activity Theory and Teaching Guiding Activity helped us to understand teacher training. In methodological terms, the research is based on Dialectical Historical Materialism, from the realization of a Formative Action taken as a didactic experiment in the form of an extension course. 26 public school teachers from the municipalities of Grande Vitória / ES participated, working in classes from 4 to 6 years old in 2018. The course was organized in 11 face-to-face meetings plus tasks in a virtual environment (Moodle) and developments in classrooms of the teachers. It was constituted, an action developed by the Research Group in Pedagogical Practices of Mathematics (GRUPEM) in the Mathematics Teaching Laboratory (LEM) of Ifes Campus Vitória. The data records were made through audiovisual recordings, photographs, written tasks and reports of pedagogical experiences of teaching quantities and measures in childhood. The analyzes are structured with two isolates: one that addresses discussions about the concepts of Quantities and Measures in Early Childhood Education and another with statements about the teaching of Quantities and Measurements, which we organize in episodes with scenes. This process contributes to the study of the phenomenon of formation, including its dynamics, its dialectical character and its totality. The analyzes indicate that the formative process corroborates to stimulate a new quality of performance of teachers in the context of the pedagogical work they develop in early childhood education. This performance took on a new mode of action relating mathematical concepts of quantities and measures from the logical-historical movement of the concept. This process involves teaching and learning activities, also favoring a change in quality in their psychic development. Thus, we found that the Formative Action favored learning that went beyond mathematical 30 knowledge, as it contributed to those involved thinking about their own teaching formative process in a collective perspective, in relation to another. We also found that the course provoked the need for teachers to continue their study process. As an educational product, we organized a book based on the discussions and experiences lived in the course, referring to the knowledge of quantities and measures, with the intention of collaborating with pedagogical practices and training of teachers of early childhood education and whoever may be more interested in the teaching of mathematics in the childhood. Keywords: Teacher training. Historical-Cultural Theory. Teaching Guidance Activity. Quantities and Measures. Teacher Learning.
Redes Sociais