Apropriação do conceito de área e perímetro por um estudante com deficiência intelectual : discussões a partir dos fundamentos da defectologia de Vigotski

Martins, Diego Henrique Gomes (2019-08-09)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa apresenta algumas discussões sobre a formação do conceito de área e perímetro de alguns polígonos, vivenciada por um estudante com deficiência intelectual. Trata-se de uma investigação baseada nos Fundamentos da Defectologia de Vigotski em um contexto de aprendizagem voltado para um aluno do 9º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Cachoeiro de Itapemirim-ES. Esta investigação é qualitativa e segue o modelo em espiral proposto pela Pesquisa-Ação, caracterizado pelas fases de planejamento, observação e reflexão, seguido de um novo planejamento de toda experiência em curso. O método científico aplicado se relaciona com o aporte teórico da pesquisa por meio de dois elementos importantes: mediação e superação. A pesquisa acompanha o processo de aprendizagem dos conceitos por ela propostos problematizando essa experiência a partir de importantes discussões sobre o aperfeiçoamento das funções psicológicas superiores e a formação de mecanismos compensatórios gerados pela deficiência intelectual. Os estudos de Vigotski, aqui aplicados, demonstraram novas possibilidades para um trabalho educativo que se dedique à percepção da singularidade do educando, valorizando suas potencialidades e não suas limitações. Os resultados obtidos revelaram avanços na estrutura cognitiva do aluno pesquisado, evidenciando uma grande e produtiva força motriz no desenvolvimento de sua aprendizagem em atividades estabelecidas a partir do seu sistema de compensações. O produto educacional consistiu em um guia didático com sugestões de atividades e orientações pedagógicas úteis na formação dos conceitos de área e perímetro no cenário da Educação Inclusiva. As experiências aqui descritas reafirmam a importância das contribuições de Vigotski no campo das deficiências cognitivas e a perspectiva pela qual a pesquisa foi orientada vai ao encontro das atuais necessidades educacionais geradas pela inclusão de alunos com deficiência intelectual no meio escolar. Assim como Vigotski, os pesquisadores envolvidos neste trabalho acreditam que o acesso ao conhecimento matemático é indispensável para o pleno desenvolvimento da linguagem, da consciência e do intelecto de cada sujeito. Palavras-chave: Apropriação do conceito de área. Apropriação do conceito de perímetro. Deficiência intelectual. Mecanismos compensatórios.

This research shows some discussions about the concept of area and perimeter of some polygons, experienced by a student with intellectual disability. It is an investigation based on the Foundations of Defectology of Vygotsky, in a context of learning directed to students in the ninth grade of a public school at Cachoeiro de Itapemirim-ES. This research is qualitative and follows the spiral model proposed by Action Research. It is characterized by the phases of planning, observation and reflection, followed by a new planning of all acquired experience. The applied scientific method is related to the theoretical contribution of the research through two important elements: mediation and overcoming. The research accompanies the process of learning the concepts proposed by it, through important discussions about the improvement of the higher psychological functions and the formation of compensatory mechanisms generated by intellectual disability. The studies of Vygotsky applied here demonstrated new possibilities for an educational work that is dedicated to the perception of the singularity of the student, valuing the potentialities and not the limitations. The results showed progress in the cognitive structure of the student researched, evidencing a great and productive driving force in the development of his learning in activities established from his system of compensations. The educational product consisted of a didactic guide with suggestions of activities and pedagogical orientations useful in the concepts of area and perimeter in the scenario of inclusive education. The experiences described here reaffirm the importance of Vygotsky's contributions in the field of cognitive disability as well as the importance of the inclusion of students with disabilities in the current school setting. Like Vygotsky, the researchers involved on this work believe that the mathematical knowledge is indispensable for the development of language, consciousness and the intellect of each subject. Keywords: Appropriation of area concept. Appropriation of the perimeter concept. Intellectual disability. Compensatory mechanisms.


Collections: