Abordagem temática e o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos na formação continuada de professores dos anos inicias em ciências : contribuições

Theodorio, José de Amorim (2018-12-20)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa analisou as contribuições da concepção da Abordagem Temática com o uso da dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP) na Formação Continuada e em Serviço de Professores dos Anos Iniciais em Ciências, tendo como problema: Que contribuições um curso de formação continuada e em serviço, a partir do currículo de Ciências na concepção da Abordagem Temática e com o uso dos 3MP pode dar ao saber e ao saber-fazer dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Os referenciais teóricos que alicerçaram este trabalho na concepção da Abordagem Temática com uso dos 3MP estão ancorados em Freire (1987), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009); a formação de professores na perspectiva inter/transdisciplinar fundeia-se nos propostos de Morin (2001) e Lobino (2013); e a Alfabetização Científica busca lastros no pensamento de Chassot (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados emergiram de observações, de anotações feitas pelo pesquisador e pelos professores, de relatos de experiência escritos e orais, de fotografias e da análise dos quadros estruturais. A metodologia usada na análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), emergindo, desse processo, as categorias: Processo formativo: do luto a esperança, que trata do luto vivido pelos professores na ruptura com um currículo conceitual e a esperança é a própria formação continuada e em serviço, lócus indissociável da relação teórica e prática; e Formação Continuada e em Serviço como espaço de produção de saberes e do saber-fazer dos professores. Demonstrou-se que a concepção de Abordagem Temática potencializa a inter/transdisciplinaridade dos temas e conteúdos escolares e que a metodologia dos 3MP impulsiona a escolha de temáticas críticas e emancipadoras num diálogo com conteúdos programáticos das diferentes áreas de conhecimento, promovendo aprendizagem e alfabetização científica. Como produto educacional, elaborou-se um guia didático contendo a culminância do processo formativo e as práticas educativas desenvolvidas em sala de aula pelos professores.

This research analyzed the contributions of the Thematic Approach conception to the use of the dynamics of the three pedagogical moments (3MP) in the Continuing Education and in the Service of Early Years Teachers in Sciences, with the following problem: What contributions a continuous and in service training course , from the curriculum of Sciences in the design of the Thematic Approach and with the use of 3MP can give to the knowledge and know-how of the teachers of the initial years of elementary education? The theoretical frameworks that underpinned this work in the design of the Thematic Approach using 3MP are anchored in Freire (1987), Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009); teacher training in an inter / transdisciplinary perspective is based on the proposals of Morin (2001) and Lobino (2013); and Scientific Literacy seeks ballasts in Chassot's thinking (2011). It is a qualitative, case-study research whose data have emerged from observations, notes by the researcher and teachers, written and oral experience reports, photographs and the analysis of structural frameworks. The methodology used in the analysis of the data was the Discursive Textual Analysis (DAT), emerging from this process, the categories: Formative process: from mourning to hope, which deals with the mourning experienced by teachers in breaking with a conceptual curriculum and hope is the continuous and in-service training, which is inseparable from the theoretical and practical relationship; and Ongoing and Ongoing Training as a space for the production of knowledge and know-how of teachers. It was demonstrated that the Thematic Approach conception enhances the inter / transdisciplinary of school subjects and contents and that the methodology of the 3MPs drives the choice of critical and emancipatory themes in a dialogue with programmatic contents of the different areas of knowledge, promoting learning and literacy scientific basis. As an educational product, a didactic guide containing the culmination of the formative process and the educational practices developed in the classroom by the teachers was elaborated.


Collections: