Formação de professores : construção coletiva de um cenário de investigação do conceito de proporcionalidade para o ensino
dissertacao_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa de mestrado, vinculada à linha de formação de professores de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes, teve por objetivo analisar os saberes relacionados ao conceito de proporcionalidade, (re)significados na perspectiva dos cenários para investigação da Educação Matemática Crítica. Buscando alcançar este objetivo, ofertou-se um curso de formação continuada a professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, após parceria firmada entre a Prefeitura Municipal da Serra e o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância – Cefor/Ifes. Esse curso, realizado em 2018, no Centro de Formação de Serra ES, privilegiava os fundamentos e as características inerentes à Educação Matemática Crítica, segundo Ole Skovsmose; as concepções de Investigação do Conceito propostas por Brent Davis; os princípios necessários ao desenvolvimento do conceito de proporcionalidade sugeridos por João Pedro da Ponte, Ana Isabel Silvestre e Alina Galvão Spinillo. A formação continuada foi organizada em encontros presenciais e atividades em ambiente virtual de aprendizagem, totalizando 80 horas. Utilizou-se como instrumento de produção de dados observações registradas por gravações de áudio e vídeo, questionário e anotações em diário de campo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja análise dos dados, foram selecionados episódios constituídos pelas soluções dos professores aos problemas propostos e pelos diálogos que emergiam das discussões coletivas entre os participantes da formação. Por último, percebeu-se que a utilização da metodologia de resolução de problemas no curso potencializou o desenvolvimento de saberes, tanto coletivos quanto individuais. Constatou-se também que a perspectiva dos cenários para investigação da Educação Matemática Crítica se constituiu no próprio processo de formação continuada vivenciado por esse grupo de professores. Como fruto da pesquisa produziu-se um e-book - Produto Educacional – que apresenta e discute a formação continuada voltada para professores de Matemática do Ensino Fundamental, na perspectiva dos cenários para investigação da Educação Matemática Crítica. Palavras-chave: Educação Matemática Crítica. Formação Continuada de Professores. Proporcionalidade.
ABSTRACT: This research, linked to the line of Mathematics teachers’ formation, of the Graduate Program in Science and Mathematics Education of the Federal Institute of Espírito Santo - Educimat/Ifes, aimed to analyze the knowledge related to the concept of proportionality, (re) meanings in the perspective of scenarios for the investigation of Critical Mathematics Education. Seeking to achieve this goal, a continuing education course was offered to mathematics teachers from the final years of elementary school, after a partnership between the Municipality of Serra and the Centro de Referência em Formação e Educação a Distância - Cefor / Ifes. This course, held in 2018, at the Serra ES Training Center, focused on the fundamentals and characteristics inherent to Critical Mathematical Education, according to Ole Skovsmose; the concepts of Concept Investigation proposed by Brent Davis; the principles necessary for the development of the concept of proportionality suggested by João Pedro da Ponte, Ana Isabel Silvestre and Alina Galvão Spinillo. Continuous training was organized in faceto- face meetings and activities in a virtual learning environment, totaling 80 hours. Observations recorded by audio and video recordings, questionnaires and notes in a field diary were used as a data production instrument. It is a qualitative research, whose data analysed episodes constituted by the teachers' solutions to the proposed problems and the dialogues that emerged from the collective discussions between the training participants were selected. Finally, it was noticed that the use of the problem solving methodology in the course enhanced the development of knowledge, both collective and individual. It was also found that the perspective of the scenarios for the investigation of Critical Mathematics Education constituted itself in the process of continuing education experienced by this group of teachers. As a result of the research, an e-book - Educational Product - was produced, which presents and discusses the continuing education aimed at Elementary School Mathematics teachers, in the perspective of the scenarios for the investigation of Critical Mathematics Education. Keywords: Critical Mathematics Education. Continuing Teachers’ Education. Elementary school teachers. Proportionality.
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