Geociências na escola : uma sequência de atividades investigativas para estudar a cartografia em um recorte costeiro

Gusmão, Leonardo Teixeira Alves (2020)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Esta pesquisa favoreceu a utilização de ferramentas de geotecnologias de informação geográficas para identificação dos fenômenos ambientais. O estudo da mobilidade da linha de costa na pesquisa buscou analisar os problemas no litoral por meio da cartografia, da geologia e das geotecnologias, com uso de imagens de sensoriamento remoto no ambiente escolar e teve como objetivo o estudo dos impactos sociais e ambientais decorrentes da expansão urbana e da construção de estruturas rígidas no litoral da Grande Jacaraípe. Tomou-se por base pedagógica para o processo de ensino aprendizagem uma Sequência de Ensino Investigativo – SEI, que procurou abordar, em 7 etapas, conforme Carvalho (2013), conteúdos envolvendo geociências na escola.Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, uma pesquisa participativa, desenvolvida em ambiente escolar, cujos dados foram colhidos no transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades investigativas. A abordagem dos dados ocorreu a partir da análise de categorias. Como resultados conseguimos desenvolver uma geografia que fosse capaz de levar os alunos a compreender os problemas locais no ensino fundamental, dessa forma, rompendo a perspectiva conceitual e tradicional. Como escopo final, elaboramos um material didático pedagógico para o ensino de geografia no ensino fundamental, voltado para alunos do 8° ano, de modo a propiciar-lhes o desenvolvimento de postura ativa, participativa de estudo e pesquisa e produção de conhecimento. Palavras-chave: Mobilidade da linha de costa. Cartografia. Educação Ambiental. Geotecnologias.

ABSTRACT: This research favored the use of geographic information geotechnology tools to identify environmental phenomena. The study of coast line mobility in there search sought to analyze problems on the coast through cartography, geology and geotechnologies with the use of remote sensing images in the school environment and aimed to study the social and environmental impacts of urban expansion and structures rigid on the coast of Grande Jacaraípe. An InvestigativeTeaching Sequence-SEI was used as a pedagogical basis for the teaching-learningprocess, which sought to analyze in 7 stages, according to Carvalho (2013), for contentin volving geosciences at school. It is a qualitative research, a participatory research, developed in a school environment, whose data were collected during the development of a sequence of investigative activities. The data approach was based on the category analysis. As a result, we managed to develop a geography that was capable of understanding local problems in elementar education, thusbreaking the conceptual and traditional perspective. As a final scope, we developed pedagogical teaching material for teaching geography in elementar school, aimed at 8th grade students in order to provide them with the development of anactive, participatory posture of study and research and knowledge production. Keywords: Mobilityofcoastline. Cartography. Environmental education. Geotechnologies.


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