Saberes Guarani Tambeopé em aulas de matemática da educação básica: um olhar etnomatemático às suas MBA’EITXA OO DJADJAPO

Moura, Ana Paula Azevedo (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A sociedade dominante estabelece barreiras discriminatórias que, em geral, agridem a dignidade do indivíduo que não as conseguem ultrapassar, gerando assim a tão comum exclusão social. Essas barreiras afetam inclusive o sistema escolar, no qual os conhecimentos não acadêmicos são ditos como inválidos ou tidos como meras curiosidades. Inúmeras iniciativas têm sido implementadas com a finalidade de minimizar e, provavelmente, extinguir essa situação adversa, especialmente por meio do reconhecimento e valorização de diversos conhecimentos oriundos de grupos culturalmente distintos, tais como as sociedades afro-brasileiras e indígenas. Em especial, na Educação Básica, a implementação da Lei nº 11.645/08 deu maior respaldo à essa luta, tornando obrigatória a abordagem das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas em todas as disciplinas escolares. No campo da Educação Matemática, muitos autores vêm desenvolvendo estudos e experiências, principalmente aqueles pesquisadores vinculados ao Programa Etnomatemática, com vistas à implementação dessa lei na disciplina de Matemática e à recuperação da dignidade e legitimidade cultural desses povos e dos seus conhecimentos. Neste panorama, reforçado pela efetivação da Lei nº 11.645/08 e embasado pelo Programa Etnomatemática, o trabalho teve por objetivo principal investigar estratégias didático-metodológicas capazes de fomentar a (re)significação da cultura indígena Guarani Tambeopé por meio da inserção de seus saberes e fazeres nas aulas de Matemática da Educação Básica. Para alcance do objetivo desenvolvemos uma Unidade de Análise em uma escola municipal de ensino fundamental localizada em Vitória – Espírito Santo, implementada aos poucos e conforme a participação e interesse dos estudantes, que abordou, especialmente, uma investigação acerca das mba’eitxa oo djadjapo (técnicas de construções) do povo Guarani Tambeopé e das possibilidades e estratégias mais adequadas à sua incorporação em aulas de Matemática da Educação Básica. Concluída a implementação da proposta, efetuamos a análise dos dados obtidos, retomando os objetivos e a problematização inicial, e constatamos que os encontros de intervenção na escola não indígena contribuíram para a (re)significação dos conhecimentos dos educando sobre o povo Guarani Tambeopé e seus saberes/fazeres. Palavras-chave: Povo Guarani Tampeopé. Mba’eitxa oo Djadjapo (Técnicas de Construções). Programa Etnomatemática. Educação Básica. (Re)significação.

ABSTRACT: The dominant society establishes discriminatory barriers that, in general, harm the dignity of the individual who cannot overcome them, thus generating the so common social exclusion. These barriers even affect the school system, in which non-academic knowledge is said to be invalid or taken as mere curiosity. Numerous initiatives have been implemented in order to minimize and probably extinguish this adverse situation, especially through the acknowledgment and appreciation of diverse knowledge from culturally distinct groups, such as Afro-Brazilian and indigenous societies. In particular, in Basic Education, the implementation of Law No. 11,645 / 08 gave greater support to this fight, making the approach of the Afro-Brazilian and indigenous histories and cultures compulsory in all school subjects. In the field of Mathematical Education, many authors have been developing studies and experiences, especially those researchers linked to the Ethnomathematics Program, with a view to implementing this law in the Mathematics discipline and to the recovery of the dignity and cultural legitimacy of these peoples and their knowledge. In this scenario, reinforced by the implementation of Law No. 11,645 / 08 and based on the Ethnomathematics Program, the main objective of this work was to investigate didactic-methodological strategies capable of promoting the (re) significance of Guarani Tambeopé indigenous culture through the insertion of their know-how in the Mathematics classes of Basic Education. In order to reach the objective, we developed an Analysis Unit in a municipal elementary school located in Vitória - Espírito Santo, implemented gradually and according to the students' participation and interest, which addressed, especially, an investigation about mba’eitxa oo djadjapo (techniques of constructions) of the Guarani Tambeopé people and of the possibilities and strategies most suitable for their incorporation in Basic Education Mathematics classes. Having completed the implementation of the proposal, we analyzed the obtained data, resuming the objectives and the initial problematization, and found that the intervention actions in the non-indigenous school contributed to the (re) significance of the students' knowledge about the Guarani Tambeopé people and their know-how. Keywords: Guarani Tampeopé people. Mba'eitxa oo Djadjapo (Construction Techniques). Ethnomathematics Program. Basic Education. (Re) significance.


Collections: