Aplicação da metodologia da mediação dialética com enfoque CTS/CTSA na EJA para discutir o destino do lixo doméstico

Barcellos, Bárbara Fabris (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: O objetivo desta pesquisa é estudar os aspectos teóricos e metodológicos do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica planeada na perspectiva da mediação dialética, tendo em vista o uso da temática “Lixo doméstico”. Trata-se de uma investigação qualitativa sobre uma intervenção pedagógica, cuja produção de dados ocorreu mediante observações praticantes, rodas de conversas, avaliações em grupo e individuais, fotografias, leituras de documentos oficiais, além de anotações feitas pelos estudantes. Procedeu-se a uma intervenção pedagógica com a realização de um projeto interdisciplinar, denominado “Do Lixo ao Luxo”, visando sensibilizar e conscientizar os estudantes do terceiro ano da EJA-Ensino Médio, de uma escola estadual localizada na cidade da Serra, Espírito Santo, Brasil, quanto à importância da conservação e preservação do meio ambiente em que vivem. A ideia é abordar conteúdo conceitual e pedagógico de ciências naturais relacionados à temática sociocientífica, perpassando por aspectos sociotecnológicos, sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos e socioambientais. A análise metodológica, realizada com base na mediação dialética, de acordo com Arnoni (2012), evidenciou momentos de resgatar, problematizar, sistematizar e produzir, os quais promoveram abrangência dos conteúdos e aspectos transversais, englobando a formação cidadã. Os dados desta pesquisa fomentaram a construção de um guia como produto educacional contendo orientações e propostas pedagógicas para abordagem do tema “Lixo doméstico” em sala de aula. Palavras-chave: Metodologia de mediação dialética. Contextualização. Ensino médio EJA. Lixo doméstico.

ABSTRACT: The objective of this research is to study the theoretical and methodological aspects of the development of a planned pedagogical intervention in the perspective of dialectical mediation and contextualization, considering the use of the "Domestic garbage" theme. This is a qualitative research on a pedagogical intervention, whose data will be produced from practicing observations, conversation wheels, group and individual evaluations, photographs, readings of official documents, and annotations made by the students. It will be planned a pedagogical intervention with the realization of a project called "The garbage that turns Luxury", aiming at sensitizing and raising awareness in the third year of EJA-Ensino Médio, a state school located in the city of Serra, Espírito Santo, Brazil, as to the importance of conservation and preservation of the environment in which they live. The idea is to approach conceptual and pedagogical contents of natural sciences related to the socio-scientific theme, going through socio-technological, socio-scientific, socio-cultural, socioeconomic and socioenvironmental aspects. The methodological analysis that will be carried out based on contextualisation and dialectical mediation, according to Arnoni (2012), will highlight moments of rescuing, problematizing, systematizing and producing, which will promote comprehensiveness of contents and cross-cutting aspects, encompassing citizen training. The data from this research will encourage the construction of an educational product containing guidelines and pedagogical proposals to approach the topic Domestic garbage in the classroom. Keywords: Methodology of dialectical mediation. Contextualization. High school EJA. Domestic waste.


Collections: