Formação continuada de professores dos anos iniciais : um estudo coletivo do conceito de proporcionalidade

Lorenzutti, Andressa de Oliveira Faria (2019)

dissertacao_mestrado

Esta pesquisa de mestrado vincula-se à linha de formação de professores de matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes e tem por objetivo analisar saberes do conceito de proporcionalidade para o ensino, que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (re)significam, em uma formação continuada com ênfase em discussões coletivas. Para alcançar este objetivo, a pesquisa de natureza qualitativa utilizou-se de um curso de formação continuada com professores dos anos iniciais que ocorreu no segundo semestre de 2018 no Cefor-Ifes. Esse curso, pautado na metodologia de Investigação do Conceito, que valoriza discussões coletivas, trabalho colaborativo e saberes que emergem da prática docente, foi organizado com encontros presenciais e atividades via ambiente virtual de aprendizagem, que propiciaram discussões e reflexões coletivas, elaboração de situações-problema, aplicação das situações em sala de aula e análise de relatos de experiências vividas. Foram utilizados como instrumento de produção de dados da pesquisa questionário individual, aplicado na primeira semana de curso, observação registrada com recurso audiovisual e fonográfico e registros escritos das pesquisadoras e das professoras participantes. A análise dos dados foi feita à luz de teorias sobre saberes docentes, multiplicação e proporcionalidade, com vistas ao desenvolvimento de uma Matemática para o ensino, e organizado em categorias que emergiram dos dados. Neste percurso, foi possível evidenciar que professores, em processos formativos que valorizam a investigação de conceitos matemáticos e saberes que emergem da própria prática docente, produzem (re)significação desses conceitos, tornando-se protagonistas de suas ações docentes e de produções matemáticas. Essa pesquisa foi fonte de elaboração de um livro que discute os conceitos de multiplicação e de proporcionalidade a partir das práticas docentes de professores com vistas ao ensino. Palavras-chave: Saber docente. Formação continuada. Anos iniciais. Investigação do conceito. Proporcionalidade.

This investigation is linked to the mathematics teachers training research line, of the Graduate Program in Science and Mathematics Education at the Federal Institute of Espírito Santo - Educimat / Ifes and aims to analyze knowledges of proportionality concepts for the teaching, that teachers of fundamental school (re) meaning, in an ongoing formation with an emphasis on collective discussions. To achieve this goal, a qualitative research collected data in a continuing education course with teachers from fundamental school which took place in the second semester of 2018 at Cefor-Ifes. This course, developed using the Concept Investigation methodology, which values collective discussions, collaborative work and flavors that emerge from teaching practice, was organized with face-to-face meetings and activities via a virtual learning environment, which led to collective discussions and reflections, tests of problem-situation, application of situations in the classroom and report analysis of lived experiences. As instrument for data production an individual survey was applied in the first week of the course, observations were recorded with audiovisual and phonographic resources and written records of the research and of the participating teachers were taken. Data were analyzed in the light of theories about teachers knowledge, multiplication and proportionality, with a view to the development of a Mathematics for teaching, and then, they were organized into categories that emerged from the same data. In this way, it was possible to show that teachers, in training processes that value investigation of mathematical concepts and flavors that emerge from the teaching practice itself, produce (re) significance of these concepts, becoming protagonists of their teaching actions and mathematical productions. From this research, a book that discusses the concepts of multiplication and proportionality from the teaching practices of teachers with a view to teaching was elaborated. Keywords: Teacher Knowledge. Continuous teachers’ formation. Kindgarden. Concept investigation. Proportionality.


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