Formação humana e educação patrimonial na EJA integrada : proposições para a atuação profissional de jovens e adultos nas atividades de guiamento e informações turísticas em territórios quilombolas do Espírito Santo
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar de que forma cadernos didático-pedagógicos produzidos a partir dos pressupostos da Educação Patrimonial, da Educação das Relações Étnico-raciais e da Educação Turística podem contribuir com a proposta de formação integral de estudantes e egressos do curso de Guia em Turismo do Proeja Ifes Campus Vitória, assim como dos estudantes da EJA fundamental, do Curso de Formação Continuada em Agentes de Informações Turísticas, para a devida atuação profissional em territórios quilombolas do Espírito Santo. Inicialmente, o movimento está pautado em reflexões pontuais acerca da história da educação brasileira, seguido de abordagens teóricas relacionadas à proposta de formação humana integral circunscrita à modalidade de Educação Profissional e Tecnológica. Nestes termos, buscou-se a interlocução entre Educação Patrimonial, Educação das Relações étnico-raciais e Educação Turística para fins de reconhecimento e valorização dos territórios quilombolas. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva de base bibliográfica e documental. As conexões estabelecidas no campo das discussões teóricas, conceituais e metodológicas coadunam com a elaboração, a apresentação e a validação dos cadernos didático-pedagógicos temáticos na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica em diálogos com os estudos freireanos; metodologias indutoras do movimento reflexivo também relacionado à proposta de atuação profissional dos estudantes no mundo do trabalho, em especial nas atividades de guiamento e informações turísticas em territórios quilombolas. A relevância deste estudo afirma-se ainda por meio da produção dos cadernos didático-pedagógicos temáticos, enquanto recursos destinados a contribuir com o processo de formação humana integral dos sujeitos: educadores e educandos da EJA. Inclusive, na condição de atrativos turísticos, os territórios quilombolas do Espírito Santo abrem a possibilidade de reconhecimento e de valorização da cultura de matriz afrobrasileira e africana na perspectiva do fortalecimento da identidade e do sentido de pertencimento do povo negro em suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
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