O ensino de física e a Lei 10.639/03 : possibilidade da educação para a diversidade étnico-racial

Andrade, Raphael Secchin de (2018)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A Lei 10.639/03 traz a obrigatoriedade de inclusão do tema diversidade étnico-racial ao currículo da educação básica (ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos). Assim, em 2004, ocorreu a promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, no intuito de balizar as orientações, desenvolver ações e fazer cumprir a legislação. As DCN, entre as suas diretrizes, demonstram como a educação brasileira deve conduzir a inserção da história e a cultura afro-brasileiras no âmbito de todo o currículo escolar, levando em conta que todas as disciplinas devem pensar no seu desenvolvimento. Ao longo desta pesquisa, foi possível perceber que o ensino de física não tem conseguido desenvolver e nem se tem a preocupação com a aplicação da ERER, para aprimorar o conhecimento físico. Considerando esse pano de fundo, procedeu-se à elaboração de um livreto que possibilita ao professor de Física essa inserção. A aplicação desse material ocorreu em turmas de ensino médio, cujos resultados mostraram ser a ERER capaz de construir o conhecimento físico. Para essa aplicação, optou-se tanto pelo estudo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que aborda o diálogo da ciência com a sociedade, do ensino de física com as ERER, quanto pela teoria dos três momentos pedagógicos como ferramenta de inserção. Concluímos ser possível cumprir a legislação e o ensino de física ser, sim, uma ferramenta de transformação social.

ABSTRACT: Brazilian Law 10.639/03 makes it compulsory to include ethnic-racial diversity topic in the basic education curriculum (elementary education, high school and youth and adult education). Thus, in 2004, the National Curricular Guidelines (NCG) for the Education of Ethnic-Racial Relations (RREE) and for the Afro-Brazilian and African History and Culture Teaching were adopted, in order to implement the guidelines, build up modes of action and enforce the legislation. The NCG demonstrate how Brazilian education should lead to the insertion of Afro-Brazilian history and culture within the whole school curriculum, taking into consideration that all disciplines should think about their development. Regarding the improvement of physical knowledge, it was revealed throughout this research that physics teaching has failed to develop and implement ERER. to improve the physical knowledge. Considering this background, a booklet that allows this insertion to the physics teacher was elaborated. The use of this new material took place in high school classes and the results showed that ERE is able to build physical knowledge. For this, both the study of Science, Technology and Society (STS) – which addresses the dialogues between science and of society and the teaching of physics with RREE –, as well as the theory of the three pedagogical moments as an insertion tool were adopted. It was concluded that it is possible to comply with specific legislation and that the physics teaching must rather be used as a tool for social transformation.


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