Estudo das transformações de energia em uma abordagem CTSA
dissertacao_mestrado
RESUMO: A presente dissertação tem por objetivo relatar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática relacionado no estudo de energia com uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente (CTSA), a qual é baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco e na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud. A escolha deste tema se justifica devido aos acontecimentos recentes ocorridos no Brasil e ao redor mundo que colocaram em destaque temas como efeito estufa, aquecimento global e desenvolvimento sustentável. Acontecimentos como a saída dos EUA do acordo de Paris, além do debate sobre a construção da Hidrelétrica em Belo Monte possuem conexão direta com a ciência, por isso a necessidade de conscientizar a população sobre a geração de energia limpa e os impactos ambientais causados pela construção de usinas de energia. O produto final confeccionado da presente dissertação contempla um material de apoio ao professor e um material com roteiros de atividades para os alunos. Os roteiros foram construídos pensando em aulas de aproximadamente 50 minutos, sendo cada aula dividida em três momentos: (i) problematização inicial - onde um problema era proposto aos alunos para que debatessem entre si; (ii) organização do conhecimento - momento em que o professor propunha alguma atividade para que o tema escolhido fosse estudado e trabalhado, visando a solução do problema inicial; e (iii) aplicação do conhecimento - quando os alunos resolviam outros problemas relacionados ao tema da aula. Durante a pesquisa, o diálogo com os alunos foi constante e os mesmos estiveram livres para questionar e também incluir temas ou problemas durante a aula. Por meio de observação do desenvolvimento individual dos alunos, conseguiu-se registrar as características mais marcantes de cinco estudantes. A análise dos dados permitiu identificar uma atitude positiva frente aos problemas propostos. O produto educacional proposto é um roteiro com aplicação desta sequência.
ABSTRACT: The present dissertation aims to report the construction process and application of a didactic sequence related to the study of energy with emphasis in science, technology, society and the environment (CTSA), which is based on the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco and in the theory of Conceptual Fields of Vergnaud. The choice of this theme is justified due to recent events in Brazil and around the world that have highlighted issues such as the greenhouse effect, global warming and sustainable development. Events such as the USA withdrawal from the Paris agreement, in addition to the discussion on the construction of the Belo Monte Hydroelectric plant have a direct connection with science, hence the need to raise public awareness about clean energy generation and environmental impacts caused by construction of power plants. The finished product from the present dissertation includes a support material along with activity guide for the students. The guide was constructed bearing in mind classes of approximately 50 minutes, being each class divided in three moments: (i) initial problematization - where a problem was proposed to the students to discuss among themselves; (ii) knowledge organization ? moment where the professor proposed some activity so that the chosen content was studied and worked in order to solve the initial problem; and (iii) application of knowledge, when the students solved other problems related to the initial theme During the research, the dialogue with the students was constant and they were free to question and also include content or issues during the classes. Through the individual development observation of the students, it was possible to register the most outstanding characteristics of five students. The data analysis allowed identifies a positive attitude towards the problems proposed. The proposed educational product is a guide with application concerning this sequence.
Redes Sociais