Os conceitos de densidade, empuxo e princípio de Arquimedes : uma unidade de ensino potencialmente significativa

Silva, Marcílio de Freitas (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: A educação atual passa por um processo de reformulação, onde professores percebem a necessidade de inovar suas práticas pedagógicas e buscam metodologias que despertem o interesse dos alunos. O ensino de Física é um dos principais alvos, pois grande parte dos discentes revelam dificuldade e desinteresse em estudar a disciplina. Pensando neste desafio, o presente trabalho almejou a elaboração e aplicação de uma sequência didática, no formato de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseando-se nos princípios da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel e também nos trabalhos elaborados por Marco Antônio Moreira. A escola escolhida para a aplicação está localizada numa comunidade tipicamente rural, e sua economia é totalmente voltada para a produção do café. A partir desse contexto e com base nos conhecimentos prévios dos estudantes, trabalhamos conceitos relacionados ao princípio de Arquimedes, presentes em uma prática de despolpamento de grãos de café. O enfoque da pesquisa foi principalmente qualitativo, onde foram analisadas todas as ideias apresentadas pelos estudantes, através de questionários, realização de experimentos, relatórios e elaboração de mapas conceituais. Ao fim da aplicação, foi detectada uma evolução conceitual nos alunos, assim como uma nítida satisfação com a metodologia utilizada nas aulas, principalmente no que se refere às atividades práticas e as discussões que promoveram uma maior interação na relação aluno-aluno e aluno-professor. Obviamente, o trabalho realizado não sanou todos os obstáculos existentes no processo de ensino e aprendizagem, mas se propôs a colaborar para que tanto os alunos quanto o professor enxergassem a Física como algo intrínseco de suas vidas.

ABSTRACT: The current education goes through a process of reformulation, where teachers perceive the need to innovate their pedagogical practices and seek methodologies that arouse the interest of the students. The teaching of physics is one of the main targets, since most of the students reveal difficulty and disinterest in studying the discipline. Considering this challenge, the present work aimed at the elaboration and application of a didactic sequence, in the form of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), based on the principles of meaningful learning proposed by David Ausubel and also in the works elaborated by Marco Antônio Moreira. The school chosen for the application is located in a typically rural community, and its economy is entirely geared towards coffee production. From this context and based on the students' previous knowledge, we work concepts related to the Archimedes principle, present in a coffee bean pulping practice. The focus of the research was mainly qualitative, where all the ideas presented by the students were analyzed through questionnaires, experiments, reports and conceptual mapping. At the end of the application, a conceptual evolution was detected in the students, as well as a clear satisfaction with the methodology used in the classes, especially with respect to the practical activities and the discussions that promoted a greater interaction in the relation student-student and student-teacher. Obviously, the work accomplished did not remedy all the obstacles in the teaching and learning process, but he proposed to collaborate so that both the students and the teacher could see Physics as something intrinsic to their lives.


Collections: