Um outro olhar para sala de aula de matemática nos anos iniciais
Livro
Este material destina-se a professores que ensinam Matemática na Educação Básica e àqueles que se encontram em processo de formação inicial e que buscam reflexões acerca de (suas/nossas) práticas pedagógicas. Objetivamos que este guia seja um material de apoio para impulsionar possíveis transformações nas (suas/nossas) práticas pedagógicas, buscando incentivar um trabalho no viés da interdisciplinaridade, tendo em vista as questões balizadoras da literacia, numeracia e materacia, aproximando as rotinas da sala de aula com a realidade local dos alunos, tal como fora protagonizado por Patrick Geddes, biólogo, urbanista e filósofo escocês, considerado o pai da Educação Ambiental, conhecido por seu pensamento inovador nos campos do planejamento urbano e da educação – na defesa de que os alunos, orientados por nós, professores, devem ser estimulados a interagir com a realidade do seu ambiente, para que assim, possam desenvolver atitudes criativas em relação ao mesmo e, a nós professores, cabe a atuação como interlocutores de uma Educação que possa incorporar uma análise de realidades socioambientais em oposição àquelas em que o aluno é levado a não refletir a respeito das consequências dos seus atos (CHAVES, 2004).
Redes Sociais