Ensino por investigação: uma abordagem para o estudo do magnetismo

Candido, Sanan Zambelli Sylvestre (2021)

dissertacao_mestrado

Essa dissertação é o resultado de uma prática pedagógica na perspectiva investigativa, desenvolvida no primeiro semestre do ano de 2021, em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio Marinete de Souza Lira, localizada à Rua Vitória Régia, s/n, Bairro Feu Rosa, no município de Serra, Estado do Espírito. O estudo, de natureza quali-quantitativa, tem como principal objetivo de pesquisa a análise do processo de construção dos conceitos científicos em aulas de Física, fundamentadas na perspectiva investigativa de ensino. A abordagem utilizada é baseada no ensino por investigação (EI) a qual busca descrever as relações estabelecidas pelos alunos e o seu papel na construção do conhecimento. Assim, construímos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) composta pelas etapas de leitura de texto, demonstração investigativa, questões abertas, problemas abertos e laboratório aberto. A coleta de dados foi feita durante a realização das atividades pelos alunos, nas quais tivemos registros escritos e orais, e algumas aulas foram gravadas em áudio e vídeo para a análise das atividades. Utilizamos esses dados para quantificar os níveis de aprendizagem dos educandos. Os resultados mostram que, os alunos trazem consigo relações sociais e culturais do seu cotidiano para a sala de aula, tornando a apropriação dos conceitos científicos um desafio para o professor. Com relação ao conteúdo campo magnético, a análise dos questionários aponta um avanço conceitual dos alunos. No geral, a proposta baseada no ensino por investigação mostrou-se promissora no processo de enculturação científica dos alunos.

ABSTRACT: This dissertation is the result of a pedagogical practice in an investigative perspective, performed during the second term of 2021, in two groups of the third year of High School at Marinete de Souza Lira State Elementary and High School, located at Rua Vitória Régia, s /n, Bairro Feu Rosa, in the municipality of Serra, ES. The study, of a quali-quantitative nature, whose main source of research goal is the analysis of the process of construction of scientific concepts in physics classes, based on the teaching investigative perspective. The approach used is based on teaching by investigation (EI) which seeks to describe the relations established by the students and their role in shaping their learning. Thus, we built a Sequence of Investigative Teaching (SEI) that comprised of text reading, investigative demonstration, open questions, open problems and open laboratory. Data collection was carried out during the performance of the activities by the students, in which we had written and oral records and some classes were recorded in audio and video for the analysis of the activities. We use this data to quantify the learning levels of students. The results show that students bring social and cultural relationships from their daily lives to the classroom, making the appropriation of scientific concepts a challenge for the teacher. Regarding the magnetic field content, the analysis of the questionnaires points to a conceptual advance by the students. In general, the proposal based on teaching by investigation proved to be promising for include students in scientific culture.


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