Produção de significados de professores do ensino fundamental ao adotarem textos de Malba Tahan
Dissertacao de mestrado
Este trabalho investiga a produção de significados de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma proposta de interdisciplinaridade, envolvendo releituras e adaptações de obras literárias com narrativas matemáticas, com vistas à dialogicidade como prática de liberdade, produzido em um curso de extensão envolvendo princípios de literacia, materacia e numeracia, tendo como referência textos da obra o Homem que calculava de Malba Tahan, ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática, vinculado ao Instituto Federal do Espírito Santo, coordenado pelos pesquisadores, tendo como participantes alunos licenciandos em Matemática e professores do Ensino Fundamental da rede pública. Tomando como rumo o interesse, vivência e reflexão sobre a temática, formulamos a pergunta-diretriz: Que significados são produzidos pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando incentivados a participarem de uma proposta de interdisciplinaridade, envolvendo releituras e adaptações de obras literárias com narrativas matemáticas, com vistas à dialogicidade como prática de liberdade? A partir da pergunta da pesquisa foram pensadas e elaboradas estratégias e ações a fim de respondê-la. Definiu-se como metodologia de ação as Práticas Educativas Investigativas. Para produção de dados foram utilizados registros em diário de bordo, as produções realizadas, as gravações de áudio e vídeo, questionário avaliativo, entrevistas espontâneas, nos moldes de roda de conversa, observações diretas e observações participantes. Para a análise da produção obtida, a fim de responder à pergunta da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa por meio do método da leitura plausível. Ao final, conclui-se que o trabalho nos permitiu refletir sobre nossas práticas pedagógicas aflorando novas posturas principalmente frente ao ensino de matemática para os anos iniciais.
This work investigates the production of meanings by teachers from the early years of elementary school, from an interdisciplinary proposal, involving re-readings and adaptations of literary works with mathematical narratives, with a view to dialogicity as a practice of freedom, produced in an extension course involving principles of literacy, mathematics and numeracy, having as reference texts from the work Malba Tahan's calculating Man, offered by the Group of Studies and Research in Model of Semantic Fields and Mathematics Education, linked to the Federal Institute of Espírito Santo, coordinated by the researchers, with Mathematics undergraduate students and public Elementary School teachers as participants. Taking interest, experience and reflection on the theme as a direction, we formulated the guiding question: What meanings are produced by teachers in the early years of Elementary School, when they are encouraged to participate in an interdisciplinary proposal, involving re-readings and adaptations of literary works with mathematical narratives, with a view to dialogicity as a practice of freedom? From the research question, strategies and actions were designed and developed in order to answer it. It define Investigative Educational Practices as a methodology of action. For data production, logbook records, productions, audio and video recordings, an evaluative questionnaire, spontaneous interviews, in the form of a conversation wheel, direct observations and participant observations were used. For the analysis of the obtained production, in order to answer the research question, a qualitative approach was adopted through the plausible reading method. In the end, it is concluded that the work allowed us to reflect on our pedagogical practices, emerging new postures, especially regarding the teaching of mathematics for the early years.
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