Escola, significado e aprendizagem: diretrizes projetuais para ambientes de ensino
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Resumo: Este trabalho estuda como o espaço e sua organização interfere nas pessoas que o frequentam, assim, a abordagem pedagógica utilizada precisa ter um espaço físico adequado para promover a aprendizagem dos seus usuários e deve acompanhar a realidade da sociedade. Atualmente, estamos em uma sociedade digital, com as tecnologias de informação em constante evolução, significando que, os ambientes de ensino precisam se renovar para atender as demandas da era digital (tecnologias, metodologias e novas gerações). Para isso, foi desenvolvida uma fundamentação teórica sobre o espaço escolar e seu significado, abrangendo reflexões sobre a organização institucional e hierárquica a relações interpessoais e de apropriações deste espaço; definições e conceitos da arquitetura escolar e uma abordagem sobre a educação, com os seus modelos evolutivos (1.0, 2.0, 3.0 e 4.0) e os métodos de ensino/aprendizagem (metodologias ativas). Outra parte da pesquisa foi o estudo de caso similares, para a exemplificação de espaços escolares com propostas de mudanças em relação aos espaços tradicionais. A partir disso, foi realizado um estudo de caso real, em uma escola, para analisar aspectos de alguns ambientes de ensino, contrapondo com a literatura abordada para auxiliar nas propostas de diretrizes projetuais. Desta forma, com todos os estudos realizados, foi observado que a renovação na arquitetura escolar deve ser mais ampla e não apenas nos ambientes de ensino. Assim, ao final foram propostas diretrizes projetuais para o espaço escolar e croquis com possíveis ideias de adequação dos ambientes analisados. Visto que, as possibilidades de aplicação das diretrizes são variadas e devem ser discutidas junto à comunidade escolar interessada.
Abstract: This paper studies how the space and its organization interferes with the people Who attend it. Thus, the pedagogical approach used must have an adequate physicals pace to promote the learning of its users and must follow the reality of society. We are currently in a digital society, with information, technologies constantly evolving, meaning that teaching environments need to be renewed to meet the demands of the digital age (technologies, methodologies and new generations). For this, it was developed a theoretical foundation about the school space and its meaning, including reflections on the institutional and hierarchical organization to interpersonal relations and appropriations of this space; definitions and concepts of school architecture and an approach to education, with education models (1.0, 2.0, 3.0 and 4.0) and teaching / learning methods (active methodologies). Another study was a similar case study to exemplify school spaces with proposed changes in relation to traditional spaces. From this, a real case study was conducted in a school to analyze aspects of some teaching environments, contrasting with the literature approached to assist in the design guidelines proposals. Thus, with all thestudies performed, it was observed that the renewal in school architecture should be broader and not only in teaching environments. Thus, in the end, design guidelines for the school space and sketches with possible ideas for adapting the analyzed environments were proposed. Since the possibilities of applying the guidelines are varied and should be discussed with the school community concerned.
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