Análise da inserção do modelo híbrido no ensino de conceitos de óptica e astronomia em uma turma do Ensino Fundamental II

Conceição, Carla Francisca Souza da (2021)

dissertacao_mestrado

RESUMO: O presente trabalho tem por função relatar o processo de construção e aplicação de uma sequência didática. Esta sequência teve como objetivo analisar as potencialidades do uso integrado do ambiente virtual e real, através do uso combinado da Sala de Aula Invertida, do Ensino sob Medida, e da Instrução pelos Colegas no ensino de conceitos de Óptica e Astronomia, para o 8º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Cariacica, Espírito Santo (ES). A pesquisa, que tem natureza qualitativa, onde os dados foram obtidos através de questionários com questionamentos tanto objetivos quanto subjetivos. Também teve como objetivos específicos, além da própria aplicação da sequência didática com características híbridas integrando ambientes virtual e físico associado com o uso metodologias ativas, fomentar uma maior participação dos alunos por meio da aplicação de atividades colaborativas e interativas, e por fim, possibilitar uma maior interação entre os educandos, proporcionando uma maior autonomia na realização de suas atividades, em especial as colaborativas. Construímos uma sequência didática dividida em 11 etapas, compostas por um total de 16 aulas, 6 virtuais e 10 presenciais, baseadas em um sistema híbrido de trabalho. A coleta dos dados apresentada foi realizada por meio do uso dos relatórios gerados pelos aplicativos e programas utilizados, como também por meio das informações contidas nos roteiros das práticas realizadas pelos alunos. Os resultados relatados evidenciam indícios da ocorrência de ganho conceitual por parte da turma de trabalho. Apontaram também a possibilidade do favorecimento da ocorrência de aprendizagem significativa em diversos momentos, o desenvolvimento da autonomia e protagonismo por parte dos alunos, com o gradual aumento no índice de participação destes durante a aplicação da sequência, como complemento, a demonstração da formação de um “espírito coletivo” por parte da turma, com o incremento na percepção da ideia de coletividade durante a realização das atividades em grupo.

ABSTRACT: The purpose of this paper is to report the process of construction and application of a didactic sequence that aimed to identify the potentialities of the integrated use of the virtual and real environment in the combined use of the Fliped Classroom, Just Time Teaching, and Peers Instruction methodologies in teaching concepts of Optics and Astronomy, for the 8th grade of Elementary School, located in Cariacica, Espírito Santo (ES). The research, which has a qualitative nature, where data were obtained both through questionnaires with objective and subjective questions, also had as specific objectives, in addition to the application of a blended working didactic sequence, integrating virtual and real environments associated with the use active methodologies, encourage greater student participation through the application of collaborative and interactive activities, and finally, enable greater interaction between students, providing greater autonomy in carrying out their activities, especially collaborative ones. We built a didactic sequence divided into 11 stages, consisting of a total of 16 classes, 6 virtual and 10 in-person, based on a blended work system. The collection of the data presented was carried out through the use of reports generated by the applications and programs used, as well as through the information contained in the scripts of the practices carried out by the students. The reported results show evidence of the occurrence of conceptual gain by the work group. They also pointed out the possibility of favoring the occurrence of significant learning at different times, the development of autonomy and protagonism by the students, with the gradual increase in their participation rate during the application of the sequence, and as a complement, the demonstration of the formation of a “collective spirit” by the class, with an increase in the perception of the idea of collectivity during the performance of group activities.


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