Práticas de ensino sobre a temática água: investigação da ação pedagógica dos professores de escolas estaduais de Santa Teresa-ES, sobre o olhar do contexto local
tcc
Tendo em vista a importância e a necessidade da temática água estar inserida no contexto educacional e no papel do professor para a contribuição na formação dos alunos, a presente pesquisa tem como objetivo verificar como os professores de Ciências de duas escolas da rede pública estadual de Santa Teresa (ES), desenvolvem suas ações pedagógicas, quando se trata do conteúdo “Água, na perspectiva do contexto local” (uso, preservação, escassez). Para tanto, foi necessário avaliar e considerar as concepções e saberes, bem como as práticas educativas abordadas em sala. Além disso, foi preciso investigar se as mesmas possuíam ações educativas que contemplam contexto local e quais eram os resultados e dificuldades encontradas durante o desenvolvimento dessas ações. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário estruturado com quatro professores de duas escolas públicas estaduais. Os dados obtidos evidenciaram uma deficiência na capacidade dos professores em lidar com o tema, visto que trazem uma visão muito superficial e simplista da importância da água e do meio ambiental como um todo. Constatou-se que o tema água é abordado atrelado a datas comemorativas e que os docentes necessitam de um material didático alternativo para trabalhar a questão da escassez de água no município. Ao final da pesquisa foi possível concluir que de modo geral os docentes promovem metodologias que comtemplam o contexto local dos estudantes.
Redes Sociais