As Representações Visuais como potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem

Mata, Michele (2020)

dissertacao_mestrado

Considerando que vivemos em uma sociedade na qual as inovações transformam a humanidade ao passo de um clique, e visto que esse cenário tem exigido que o processo de ensinar e aprender seja mais dinâmico e atrativo aos alunos, é premente a necessidade de os profissionais da educação buscarem metodologias e técnicas para contribuir significativamente com o desenvolvimento e a aprendizagem dos educandos. Diante dessa realidade, o objetivo desta dissertação foi produzir subsídios para disseminar a utilização de representações visuais no processo de ensino-aprendizagem a partir da proposição de um curso de extensão, bem como o Pensamento Visual como técnica de construção dessas imagens. E para alcançar este objetivo foram utilizados conhecimentos em Design Educacional, visando colaborar com esta pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa e de caráter exploratório. A primeira etapa da pesquisa envolveu o mapeamento e a análise de Guias Didáticos da área de Ciências elaborados por mestrandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). A segunda etapa envolveu a implementação de um curso de extensão ofertado em duas etapas, uma on-line, cujo objetivo foi ensinar aos profissionais da educação características das representações visuais e sua utilização na Educação; e outra etapa presencial com oficina para demonstrar as técnicas do Pensamento Visual. Após finalizar as duas etapas do curso, procedeu-se à análise referente a participação e opiniões dos sujeitos da pesquisa, sendo observado que ambos demonstraram resultados positivos quanto à utilização das representações visuais alinhadas ao texto, de forma a colaborar com o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, também foi elaborado um guia didático de forma colaborativa com as participantes do curso acerca dos assuntos abordados no curso. Ademais, esta pesquisa originou uma discussão que pode contribuir bastante para a área da Educação em seus vários níveis de ensino.


Collections: