Uma proposta de ensino híbrido para o nono ano do ensino fundamental inserindo a Astronomia e contextualizando o ensino de Mecânica

Leles, Alice Viviane (2021)

dissertacao_mestrado

RESUMO: Na disciplina de Ciências do ensino fundamental II, os alunos, muitas vezes, têm dificuldades e pouca motivação no estudo da Física, e esse primeiro contato assume uma grande importância, pois pode influenciar no desempenho futuro deles nesta disciplina. Nessa dissertação, propomos desenvolver o ensino de Física de maneira contextualizada, através da inserção de tópicos da Astronomia para abordar o conteúdo de Mecânica e tentar despertar a motivação, o engajamento e o protagonismo dos alunos. A proposta foi fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enquanto que as atividades realizadas foram norteadas na perspectiva de uma metodologia ativa, com o uso do ensino híbrido com uma Rotação por Estação de Trabalho (RET), e valorizando a construção do conhecimento de forma autônoma e participativa por parte do aluno. Dentro dessa linha foram desenvolvidos dois módulos, sendo o primeiro relacionado à Cinemática e o segundo à Dinâmica, mais especificamente, às Leis de Newton, ambos contextualizados através da Astronomia. O primeiro módulo foi aplicado presencialmente no nono ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Vila Velha/ES, e as atividades envolveram simulações computacionais, experimentos, vídeos, leitura de texto sobre história da Física, modelos de Universo – Geocêntrico e Heliocêntrico, e um jogo envolvendo os planetas rochosos. O segundo módulo, também planejado para ser aplicado presencialmente, foi adaptado e aplicado de modo online, devido ao fechamento das escolas provocado pela Pandemia de Covid-19. Na aplicação desse segundo módulo, realizada numa escola da rede municipal do município de Vitória/ES, procurou-se mesclar atividades remotas síncronas (encontros virtuais) com atividades assíncronas (atividades para os alunos), buscando a interação com os alunos através de sugestão de experimentos, leituras de textos, aplicativos de celular e tutoriais de apoio, vídeos sobre as Leis de Newton, dentre outros. Com a análise de resultados, foi possível perceber uma boa participação e receptividade e interesse dos alunos à proposta, além de indícios de aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos.

ABSTRACT: In the discipline of Science in elementary school II, students often have difficulties and little motivation in the study of Physics, and this first contact is of great importance, as it can influence their future performance in this discipline. In this dissertation, we propose to develop the teaching of Physics in a contextualized way, through the insertion of topics from Astronomy to address the content of Mechanics and try to awaken the motivation, engagement and protagonism of students. The proposal was based on David Ausubel Theory of Meaningful Learning, while the activities carried out were guided by the perspective of an active methodology, with the use of hybrid teaching with a Workstation Rotation (RET), and valuing the construction of knowledge in an autonomous and participatory way by the student. Within this line, two modules were developed, the first related to Kinematics and the second to Dynamics, more specifically to Newton's Laws, both contextualized through Astronomy. The first module was applied in person in the ninth year of elementary school in a municipal public school in Vila Velha/ES, and the activities involved computer simulations, experiments, videos, reading text on the history of Physics, Universe models - Geocentric and Heliocentric, and a game involving the rocky planets. The second module, also planned to be applied in person, was adapted and applied online, due to the closing of schools caused by the Covid-19 Pandemic. In the application of this second module, carried out in a municipal school in the city of Vitória/ES, we tried to mix synchronous remote activities (virtual meetings) with asynchronous activities (activities for students), seeking interaction with students through the suggestion of experiments, text readings, mobile apps and support tutorials, videos about Newton's Laws, among others. With the analysis of results, it was possible to see a good participation and receptivity and interest of students in the proposal, in addition to evidence of significant learning of the concepts involved.


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