Modelagem matemática e o conhecimento reflexivo : um estudo a partir da captação da água da chuva
Dissertação de mestrado
RESUMO: O objetivo dessa pesquisa foi analisar e identificar o desenvolvimento do conhecimento reflexivo com base em uma atividade de modelagem matemática sob a perspectiva sociocrítica. A prática foi subsidiada com a construção de um ambiente de aprendizagem baseado em uma atividade de modelagem matemática, por meio da captação da água da chuva para irrigar um jardim sustentável, conduzida dentro de um cenário de investigação. Os sujeitos desta pesquisa foram oito alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do município de Santa Maria de Jetibá/ES. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados observações, diário de campo do professor/pesquisador, entrevista semiestruturada, questionário e as produções dos alunos. A análise foi conduzida à luz da educação matemática crítica, da perspectiva sociocrítica da modelagem matemática e da teoria sociocultural. Os resultados da pesquisa apontam indícios do desenvolvimento da capacidade de refletir, argumentar e intervir dos alunos em uma situação problemática da realidade por meio da matemática, caracterizando a construção do conhecimento reflexivo.
ABSTRACT: The objective of this research was to analyze and to identify the development of reflective knowledge for an activity mathematical modeling. The under social critical perspective practice was supported by the construction of a learning environment based on mathematical modeling activity, from the rainwater capture to irrigate a sustainable garden, guided by a research project. The analysis was performed in the light of Critical Mathematics Education, under social critical perspective of mathematical modeling and under sociocultural theory. The subjects were eight students in the second year of high school of a public school in the interior of the municipality of Santa Maria de Jetibá – ES. This was a qualitative study that used data collection tools observations, teacher's researchers field diary, semi-structured interview, questionnaire and the productions of the students. The results indicate evidence of development of the ability to think, to argue and to intervene in problematic situations of reality by means of mathematics, featuring the construction of reflective knowledge.
Redes Sociais