Jogos e inclusão: possibilidades para o ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual

Oliveira, Luzinete de Souza ; Sondermann, Danielli Veiga ; Cotonhoto, Larissy Alves (2021)

livro

Reunimos neste material algumas sugestões de abordagem de como os jogos e a ludicidade podem configurar- -se como fortes potencializadores no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ciências da natureza (e em outras disciplinas) para alunos com deficiência intelectual. Este guia objetiva trazer ainda sugestões de jogos como exemplos de possibilidades adaptativas da referida disciplina como alternativa diferenciada com vistas a promover a inclusão. Assim, durante este trajeto será possível discutir a história das pessoas com deficiência, da educação inclusiva, como a teoria histórico cultural contribuiu para o progresso dessas pessoas e discutiremos, também, como os jogos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. As sugestões de atividades foram inicialmente pensa das para o Ensino Fundamental II, mas podem ser adaptadas e aplicadas a outros níveis da Educação Básica, desde que sejam feitas as adequações necessárias à realidade escolar. Este trabalho integra a pesquisa de mestrado “Formação de professores para o uso de jogos no ensino de ciências para alunos com deficiência intelectual” do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat), desenvolvida no segundo semestre de 2020. O objetivo deste trabalho é ser uma fonte de informação e inspirar novas ideias para fomentar discussões dentro do contexto escolar sobre este tema.


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