O Poetry Slam e a formação do leitor no Ensino Fundamental II : democratizando a leitura e a poesia a partir da composição de uma comunidade de slam na escola
dissertação de mestrado
RESUMO: Este estudo apresenta uma pesquisa de investigação de caráter qualitativo, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras do campus Vitória, na linha de pesquisa Estudos Literários. Nosso objetivo é trabalhar o poetry slam, ou Batalha de Poesia, enquanto uma prática social, analisando sua contribuição na formação de leitores e slammers, bem como na democratização da poesia, intencionando, ainda, que os alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Cariacica, no Espírito Santo, sejam sujeitos de suas leituras e de seus textos. Teoricamente, esta pesquisa propõe diálogos entre o poetry slam e o ensino de literatura/poesia, a partir das contribuições de Zilberman e Magalhães (1987), Lajolo (2001), D‟Alva (2011), Stella (2015) e Neves (2017); e reflexões sobre a relação entre o poetry slam e os conceitos de oralidade e performance, estudados por Marcuschi (2007), Zumthor (1997, 2018) e Walter Ong (1998). Metodologicamente, utilizamos algumas particularidades da pesquisa-ação e, por meio da observação participante, encaminhamos a proposta de formação de uma comunidade de slam na escola. Construímos, desse modo, um caderno pedagógico em formato de e-book, com a colaboração dos participantes da pesquisa, que abrange atividades de pesquisa sobre poesia e sobre poetry slam, oficinas contemplando a produção criativa e a expressão performática e a organização de uma batalha de poesia na escola.
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