O programa de auxílio monitoria (re)escrito pelas mãos dos(as) sujeitos(as) do Proeja : outros olhares e possibilidades

Falcão, Patrícia Helmer (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (ProfEPT) e teve como objetivo geral analisar como a oferta do Programa de Auxílio Monitoria pode ser (re)pensada para atender às especificidades dos(as) sujeitos(as) do PROEJA, como forma de potencializar o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a permanência e êxito dos(as) estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. No âmbito das discussões sobre o Programa de Auxílio Monitoria, objeto de estudo desta pesquisa, tomamos como base os(as) autores(as) que narram as experiências vivenciadas e desenvolvidas nas monitorias ofertadas nos sistemas de ensino. Fundamentamos os debates com base nos(as) autores(as) do campo de estudos e pesquisas Trabalho e Educação e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em diálogos com os estudos freirianos. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório com abordagem do estudo de caso, com a utilização de dados quantitativos, análise documental e bibliográfica. Os(as) sujeitos(as) selecionados(as) para participarem da pesquisa foram: monitores(as) que auxiliaram os(as) discentes do PROEJA; estudantes monitorados(as); professores(as) orientadores(as); coordenadores(as) de área, de cursos e o coordenador do PROEJA; pedagogos(as) responsáveis pelos cursos; e os(as) técnicos(as)-administrativos(as) em educação responsáveis pelo acompanhamento do Programa de Auxílio Monitoria. A participação dos(as) sujeitos(as) ocorreu por meio de questionários. Para a análise/interpretação dos dados utilizamos a análise de conteúdos como forma de validar a pesquisa. Os dados revelaram que, para que a oferta do Programa de Auxílio Monitoria inclua os(as) educandos(as) do PROEJA, é imprescindível que o Ifes realize a escuta dos(as) envolvidos(as) no Programa, conheça a história concreta de vida dos(as) educandos(as) e planeje de forma coletiva, horários, dias, locais, atividades, a atuação do(a) monitor(a), a divulgação, a distribuição das vagas, a participação dos(as) estudantes monitorados(as), os recursos didáticos utilizados, o acompanhamento e a avaliação do Programa, dos(as) monitores(as) e dos(as) estudantes monitorados(as) e os conteúdos abordados nas monitorias do Ifes Campus Vitória, tendo como objetivo principal atender as singularidades dos(as) educandos(as) do PROEJA. Por fim, a partir da escuta e diálogo com os(as) sujeitos(as) da pesquisa, após análise e interpretação dos dados, confeccionamos o Produto Educacional - Caderno Informativo: Conhecendo o Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória. Esse Produto teve como objetivo disponibilizar as principais informações sobre a oferta do Programa de Auxílio Monitoria do Ifes Campus Vitória, com o intuito de contribuir para ampliar a divulgação do Programa e a participação dos(as) discentes do PROEJA nessa atividade de ensino-aprendizagem tão importante para o processo formativo dos(as) educandos(as).

ABSTRACT: This research is part of the Post Graduation Program in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology from Espírito Santo (ProfEPT) and aimed in analyzing how the offer of the Monitoring Assistance Program can be (re)designed to meet specific needs of the subjects of PROEJA as a way to enhance the teaching-learning process, contributing to the permanence and success of students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) Campus Vitória. In the context of discussions about the Monitoring Assistance Program, which is the study object of this research, we took as a base authors who describe the experiences lived and developed in the monitoring programs offered in educational systems. We substantiate the debates based on authors whose studies and researches are concerning Work and Education and on Youth and Adult Education (EJA), dialoguing with Freirianos studies. We developed a qualitative and exploratory research using the approach of a case study and the data analysis were quantitative, documental and bibliographic. The subjects selected to participate in the research were: monitors who helped PROEJA students; professors who were: advisors, area and course coordinators and PROEJA coordinators; pedagogues responsible for the courses and administrative technicians in education, who are responsible for monitoring the Monitoring Assistance Program. The participation of the subjects took place through questionnaires. For data analysis/interpretation, we used content analysis as a way to validate the research. Data revealed that, in order to include PROEJA students in the offer of the Monitoring Assistance Program, it is essential that Ifes listens to those involved in the Program, learns about their concrete life history and plan in a collectively way their schedules, days, places, activities, their performance, the spreding of the Program, the distribution of the vacancies, the participation of the monitored students, the didactic resources used, the monitoring and evaluation of the Program, of the monitors and of the students, and the contents adressed during the monitoring Ifes Campus Vitória, where the main objective of it is meeting the singularities from the students of PROEJA. Finally, after listening and dialoguing with the research subjects envolved and analyzing and interpreting the data, we created an Educational Product - Informative Booklet: Knowing the Monitoring Assistance Program at Ifes Campus Vitória. This Product aimed to provide the main information concerning the offer from the Monitoring Aid Program at Ifes Campus Vitória, in order to contribute to expand the spreding of the Program and the participation of PROEJA students in this teaching-learning activity, which is of great importance for the training process of the students.


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