Jogos Teatrais e Educação Integral: Roteiros didático-pedagógicos para professores de Artes do IFES
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Quando tive de rever minha trajetória profissional, automaticamente precisei tratar também da minha trajetória pessoal, para identificar como as experiências vividas, tanto fora quanto dentro do ambiente de formação, influenciaram e influenciam minha ação como professor ao longo desses 33 anos de carreira. Tenho um pouquinho de cada um desses pretéritos – família, escola, igreja, teatro, dança, literatura – que me aproximaram muito do campo da Arte, afinal ser professor de Língua Portuguesa/Literatura e Artes é ser um pouco artista também. E sou: fiz teatro, escrevo poesia, pinto, considero-me um artista-experimental. E sou, também e principalmente, aluno. Sempre serei, porque conhecimento não ocupa espaço. Por isso, ao entrar no Mestrado Profissional em Artes da Cena, na Escola Superior de Artes Célia Helena, decidi produzir algo para compartilhar com os colegas de profissão um pouco dos estudos, das experiências que tive com o teatro e das aplicações que fiz com os estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim. Espero que possa contribuir com a sua formação e ampliar o seu repertório em relação aos jogos teatrais, em tempos de BNCC e duas de suas importantes orientações: de que educação seja para o desenvolvimento integral dos estudantes e da polivalência do professor de Artes que precisa atuar, além das Artes Visuais, com as linguagens do teatro, da dança, e da música. Espero que, assim, como foi para mim, seja uma leitura agradável e uma possibilidade de reflexões e de construção de novos significados.
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