Noção de qualificação na língua portuguesa : abordagens e operações de linguagem no ensino fundamental II

Toscano, Sueda Silva (2020)

dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho se situa na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Pós-graduação Formação Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Objetivou investigar a noção de qualificação na língua portuguesa, a partir da abordagem epilinguística apresentada na Teoria das Operações Predicativas Enunciativas de Antoine Culioli. Traz uma análise reflexiva sobre as atividades operatórias com a linguagem trabalhadas no Ensino Fundamental II. O interesse por esse tema surgiu dos desencontros entre os usos que fazemos da língua(gem) e a forma como é ensinada na escola, em que geralmente se estudam as palavras isoladas em classes gramaticais e pontuadas nos livros didáticos de forma metalinguística. A metodologia deste estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa, constituída por uma etapa de investigação bibliográfica e outra etapa de busca empírica por meio de uma intervenção pedagógica em sala de aula. Essa intervenção foi realizada na EEEFM Zuleima Fortes Faria, escola pública de Guarapari, ES, em uma turma de 6º ano. O referencial teórico foi direcionado para ensino da língua, operações enunciativas e abordagem epilinguística, com base em autores como Franchi, Zavaglia, Azeredo, Neves, Trask, Fiorin, Geraldi, Bakhtin, Travaglia, Antunes, Franckel, Rezende e Romero. O resultado da pesquisa originou um produto educacional no qual a noção de qualificação foi trabalhada em atividades sob a abordagem epilinguística, apontando caminhos que extrapolam a metalinguagem da gramática normativa.