Marketing de referência como vantagem competitiva nas empresas de pequeno porte

Pereira, Carla (2021)

tcc

O Marketing é a arte de atender o consumidor nas suas necessidades, de maneira lucrativa. Considerando que as empresas estão inseridas em um ambiente de grande competitividade, criar estratégias para se diferenciar dos concorrentes é de fundamental importância na hora de conquistar e reter clientes. A realidade das empresas de pequeno porte é mais dura ainda, haja vista que além de recursos mais escassos, estas empresas enfrentam a mesma competitividade do mercado, que com a globalização e internacionalização das economias passou a ser global e não mais local ou regional. O Marketing de Referência tem sido utilizado nas empresas que buscam crescimento orgânico baseado em relações duradouras firmadas na confiança e honestidade. A estratégia principal do Marketing Referencial é fazer com que os atuais consumidores recomendem a marca ou os produtos aos amigos e familiares. O objetivo do artigo foi apresentar o Marketing de Referência como uma vantagem competitiva para as empresas de pequeno porte na sua estratégia de conquistar clientes e incrementar vendas. Trata se de um estudo bibliográfico, realizado em livros, artigos e outras publicações na área, sendo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. O Marketing de Referência, ou marketing boca a boca, cria estratégias para que os atuais consumidores façam recomendações à sua rede de relacionamentos, aumentando o alcance da marca, fazendo a angariar novos consumidores.

Marketing is the art of serving consumers in their needs, in a profitable way. Considering that companies are inserted in an environment of great competitiveness, creating strategies to differentiate themselves from competitors is of fundamental importance when it comes to winning and retaining customers. The reality of small businesses is even tougher, given that in addition to scarcer resources, these companies face the same competitiveness of the market, which with the globalization and internationalization of economies has become global and no longer local or regional. Referral Marketing has been used in companies that seek organic growth based on long lasting relationships based on trust and honesty. The main strategy of Referential Marketing is to get current consumers to recommend the brand or products to friends and family. The objective of the article was to present the Referral Marketing as a competitive advantage for small companies in their strategy to win customers and increase sales. It is a bibliographic study, carried out on books, articles and other publications in the area, being of a descriptive nature and qualitative approach. Referral Marketing, or mouth of mouth marketing, creates strategies for current consumers to make recommendations to their relationship network, increasing the reach of the brand, making it attract new consumers.


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